A cantora e compositora Miúcha - Heloisa Maria Buarque de Holanda, de seu nome - morreu esta quinta-feira aos 81 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, segundo refere a página na internet G1, da Rede Globo.

Irmã do cantor Chico Buarque e mãe de Bebel Gilberto - filha do seu relacionamento com o "pai da Bossa Nova", João Gilberto - Miúcha teve mais de 40 anos de carreira, lançando 14 discos e fazendo várias parcerias com vários artistas da música popular brasileira.

Miúcha nasceu no Rio de Janeiro em 1937. Era filha do historiador e jornalista Sérgio Buarque de Holanda e da pintora e pianista Maria Amélia Cesário Alvim.

Quando era criança, formou um grupo vocal com seus seis irmãos, incluindo Chico Buarque. Nos anos 60, foi estudar História da Arte em França, onde começou a fazer apresentações musicais.

Em 1975 gravou pela primeira vez, ao cantar no disco "The best of two worlds", de João Gilberto, com quem viveu, e do saxofonista norte-americano Stan Getz

Entre os seus trabalhos mais marcantes estão dois discos com Tom Jobim, em 1977 e 1979, e um álbum a solo, "Miúcha" em 1989.