Entrevista: Enter Shikari pela defesa do meio ambiente (vídeo) - TVI

Entrevista: Enter Shikari pela defesa do meio ambiente (vídeo)

Rou Reynolds e Rob Rolfe revelaram o lançamento de novas canções e de um disco de remisturas para Fevereiro de 2010

Depois de alcançarem o quarto lugar do top britânico, em 2007, com o seu álbum de estreia, os Enter Shikari regressaram este ano aos discos com «Common Dreads».

«Foi mais fácil de gravar do que o primeiro, porque o primeiro foi bastante apressado. Tivemos de o fazer em duas semanas, enquanto que, para este, tivemos três ou quatro meses para estar no estúdio a experimentar coisas», contou ao IOL Música o vocalista Roughton Reynolds.

Para Rob Rolfe, baterista da banda, o maior desafio deste segundo disco foi decidir que músicas escolher. «Tínhamos demasiadas canções - cerca de 17. Tivemos de reduzir para umas 11, mas ainda acabámos por lançar 15», explicou.

Novas canções e novo disco em Fevereiro

Para aproveitarem o material que ficou de fora do disco, os Enter Shikari já têm planos para lançarem novas canções em Fevereiro de 2010.

«Temos dois novos temas prontos para saírem, provavelmente, num single. Também vamos fazer um disco de resmisturas de "Common Dreads" e talvez incluiremos tudo no mesmo lançamento», revelou Reynolds.

Enter Shikari amigos do meio ambiente

«Common Dreads» foi editado em Junho e conta com três singles de apresentação. Em «No Sleep Tonight», a banda inglesa chama a atenção para a preservação do meio ambiente.

«A canção é sobre quando as grandes companhias petrolíferas corrompem a Ciência e obrigam os cientistas a mentirem só para ganharem mais dinheiro. Pensam apenas nos lucros a curto prazo em detrimento do melhoramento da sociedade», afirmou o vocalista e autor das letras dos Enter Shikari.

Mas a banda não se fica apenas pelas palavras e leva mesmo o seu sentido ecológico para a estrada. Durante a última digressão pelos EUA, os Enter Shikari viajaram numa carrinha movida a óleo vegetal como parte da iniciativa «10:10», que visa reduzir em 10 por cento as emissões de dióxido de carbono até 2010.

«Nas três digressões anteriores, a nossa carrinha avariava sempre. Mas, na primeira vez em que usámos uma carrinha movida a óleo vegetal, correu tudo bem. Não houve avarias nenhumas», contou Reynolds.

À boleia dos Prodigy pela Europa fora

A Portugal, os Enter Shikari chegaram à boleia dos The Prodigy, banda que os convidou para actuarem na primeira parte dos concertos pela Europa.

«Um dos nossos managers disse-nos: "Vamos ter de cancelar a nossa viagem pela Europa, porque há a possibilidade de fazermos a digressão europeia dos Prodigy". Foi uma das coisas mais surreais que ouvimos», confessou Rolfe.

Rou Reynolds acrescentou: «Foi provavelmente a primeira banda que nos influenciou desde o início e que ainda o continua a fazer hoje em dia».

Uma noite bem passada nas Docas

Antes do primeiro espectáculo no nosso país, no Pavilhão Atlântico, a jovem banda aproveitou para conhecer melhor a noite lisboeta.

«Fomos às Docas e foi muito bom. A música não era assim grande coisa, mas passámos um bom bocado. Tivemos entradas gratuitas e algumas bebidas oferecidas em troca de bilhetes para o concerto», disse Rob Rolfe.

Na despedida, os Enter Shikari expressaram ainda o desejo de voltar a Portugal no próximo Verão, durante os festivais, para «um regresso ao clima quente» do nosso país.

Vê aqui o vídeo da entrevista com os Enter Shikari:

Continue a ler esta notícia