Os prémios Megafone já têm bandas nomeadas. Bandarra, Galandum Galundaina e O Experimentar Na M'Incomoda são os três concorrentes ao galardão que anualmente distinguirá músicos que «contribuem para a vitalidade da música portuguesa de raiz tradicional», anunciou a organização do evento.

Os três nomeados actuarão durante a gala a realizar no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, no próximo dia 17 de Outubro.

A cerimónia, onde será anunciado o vencedor do Prémio Megafone Música e do Prémio Megafone Missão, contará também com a participação de Manel Cruz (Ornatos Violeta, Pluto, Foge Foge Bandido).

Para marcar a primeira edição dos prémios, as lojas Fnac lançarão uma caixa, em edição especial e limitada a 500 exemplares, que inclui os quatro discos gravados por João Aguardela para o projecto Megafone.

A primeira gala dos prémios Megafone acontece cerca de um ano depois do concerto de homenagem a Aguardela - músico dos Sitiados, A Naifa, Linha da Frente e Megafone -, falecido em Janeiro de 2009.