Iron Maiden celebraram êxitos à prova do tempo em Lisboa - TVI

Iron Maiden celebraram êxitos à prova do tempo em Lisboa

Gigantes do heavy metal esgotaram a lotação da MEO Arena numa demonstração plena de como manter a plateia ao rubro do início ao fim de um concerto

Relacionados
Há 25 anos, os grandes concertos de pop e rock em Portugal eram acontecimentos esporádicos - passavam-se meses entre as atuações dos maiores nomes da música mundial e havia até artistas que não incluíam o nosso país nas rotas das suas digressões. Quem queria vê-los tinha de ir até Espanha.

Hoje em dia, já damos por garantida a passagem pelo Pavilhão Atlântico de uma estrela pop como Rihanna numa noite, e na seguinte a dos gigantes do heavy metal, os Iron Maiden. Sinais dos tempos e de uma economia de mercado que, por enquanto, e apesar da crise, ainda consegue suportar duas lotações esgotadas na maior sala de espetáculos de Lisboa.

Um dia após uma festa pop desinspirada, foi a vez dos cinquentões britânicos darem uma lição de como se deixa um pavilhão a rebentar pelas costuras e ao rubro desde o início ao fim de um concerto com quase duas horas de duração.

No regresso à capital portuguesa cinco anos após a passagem pelo festival Super Bock Super Rock, os Iron Maiden trouxeram mais um espetáculo de celebração de êxitos passados. De fora ficou qualquer tema nascido após 1992, como que a separar os anos de ouro de uma carreira longa, mas que vive essencialmente dos êxitos da década de 80 e do início dos anos 90.

E foi exatamente a digressão realizada em 1988, que passou pelo Pavilhão Dramático de Cascais, que a banda recorda agora com esta nova Maiden England World Tour. Há 25 anos, «Seventh Son of a Seventh Son» era o disco novo que lançava clássicos que perduraram nos alinhamentos dos Iron Maiden até hoje, como «Clairvoyant» e «Can I Play With Madness», dois dos temas que animaram esta noite os vários milhares de fãs no pavilhão.

Destino final de uma romaria tingida principalmente a negro, a agora MEO Arena (mudou o nome, mas a acústica deficiente continua a mesma de sempre) recebeu um concerto com poucos momentos mortos, desde que a cantilena que introduz «Moonchild» ecoou pela sala até à última explosão de energia de um «Running Free» capaz de levar qualquer um de volta à adolescência.

Ou seja, durante cerca de 105 minutos cantaram-se refrães (ou até músicas completas) em plenos pulmões e entoaram-se cânticos a acompanhar riffs e solos de guitarra mais antigos que muitos dos fãs mais jovens. «2 Minutes To Midnight», «The Trooper», «The Number of the Beast», «Run To The Hills», «Wasted Years» e «Aces High» foram alguns dos clássicos mais celebrados numa comunhão única entre público e banda de fazer inveja a muita estrela pop.

O palco com dois andares, incansavelmente percorridos pelo vocalista Bruce Dickinson, recebeu o desfilar do imaginário dos Iron Maiden circa 1988, com destaque para as várias encarnações do sempre acarinhado Eddie, o monstro/mascote da banda. No já habitual frenesim em palco, Steven Harris (baixo) e os três guitarristas, Janick Gers, Dave Murray e Adrian Smith fizeram certamente as delícias de fotógrafos profissionais e amadores cada vez que se juntavam. E por detrás do enorme kit de bateria «escondia-se» o não menos gigante Nicko McBrain.

Dos temas que há 25 anos ainda não existiam, «Fear of the Dark» foi claramente o mais festejado, ou não fosse por si só um dos principais momentos de qualquer atuação dos Maiden.

Muito para além de um simples concerto, esta foi a celebração da vitalidade de uma banda e um género musical que continuam a atravessar gerações. É caso para dizer: «Long live the Irons!».

Alinhamento do concerto:

1. Moonchild

2. Can I Play with Madness

3. The Prisoner

4. 2 Minutes to Midnight

5. Afraid to Shoot Strangers

6. The Trooper

7. The Number of the Beast

8. Phantom of the Opera

9. Run to the Hills

10. Wasted Years

11. Seventh Son of a Seventh Son

12. The Clairvoyant

13. Fear of the Dark

14. Iron Maiden

Encore

15. Aces High

16. The Evil That Men Do

17. Running Free
Continue a ler esta notícia

Relacionados