Festival Vagos Open Air arranca esta sexta-feira - TVI

Festival Vagos Open Air arranca esta sexta-feira

Nasum

Suecos Nasum e At The Gates são os nomes principais do primeiro dia do festival dedicado ao metal

Os suecos Nasum estreiam-se em Portugal com um concerto único no festival de metal Vagos Open Air, que decorre na sexta-feira e no sábado, na lagoa do Calvão, em Vagos, e que conta com mais quatro estreias nacionais, escreve a agência Lusa.

A banda, que terminou em 2004 após a morte do vocalista Mieszko Talarczyk, regressou aos palcos este ano - quando o grupo comemoraria duas décadas de existência - para uma digressão de despedida. Para o lugar de vocalista foi convidado Keijo Niinimaa, dos finlandeses Rotten Sound.

Os Nasum, que atuam como convidados especiais no Vagos Open Air, encerram o primeiro dia do evento, que conta com os conterrâneos At The Gates como principal atração - outra banda que se estreia nos palcos portugueses.

O festival, organizado pela Prime Artists em conjunto com a Ophiusa Eventos, conta ainda com mais três estreias: Arcturus (Noruega), Coroner (Suíça) e Chtonic (Taiwan).

Os suecos Arch Enemy são outra das atrações do cartaz, que fica completo com os portugueses Disaffected e Mindlock, o grupo espanhol Northland, os suíços Eluveitie, os noruegueses Enslaved, os holandeses Textures e a banda norte-americana Overkill.

«É o cartaz mais forte que apresentámos nestas quatro edições», disse à agência Lusa Carlos Marreiros, da organização, acrescentando que o festival «já faz parte do roteiro dos festivais de verão europeus».

A notoriedade no panorama internacional torna-se evidente com os pedidos de acreditação para a imprensa que chegam do estrangeiro.

«Nas primeiras edições, os pedidos de acreditações que tínhamos de imprensa estrangeira eram de Espanha. Este ano, temos pedidos de vários países da Europa, como a Suécia, França e Itália. É um sinal da exposição que o festival começa a ganhar no exterior», referiu o produtor.

Entre o público estrangeiro, a maioria dos espectadores é oriunda de Espanha. «Ano após ano, temos notado o aumento do público espanhol. Este ano, em termos de pré-vendas no mercado espanhol já temos o dobro do que tínhamos no ano passado», adiantou Carlos Marreiros.

Apesar da conjuntura difícil, a organização conta receber mais de 5500 pessoas por dia, ultrapassando o público alcançado no ano passado.

Carlos Marreiros destacou ainda a melhoria das infraestruturas para os artistas e para o público, colmatando algumas necessidades que o festival ainda apresenta.

«Este ano, por exemplo, estamos a colocar iluminação no parque de campismo, em conjunto com a autarquia, e aumentámos o número de instalações sanitárias», adiantou o produtor.

O Vagos Open Air disponibiliza uma área de campismo, espaços de lazer e zonas de restauração e de merchandising. Os bilhetes para o evento custam entre 30 euros (bilhete diário) e 50 euros (passe para dois dias).



Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE