Morreu este domingo Brian Travers, icónico membro da banda UB40. O saxofonista e compositor britânico lutava contra um cancro, e acabou por morrer junto da família.

O fundador da banda de reggae morreu em Moseley, e a banda apressou-se a prestar homenagem: "É com grande tristeza que anunciamos a morte do nosso camarada, irmão e fundador dos UB40, a lenda da música Brian David Travers", escreveu o conjunto numa nota em que também prestou solidariedade à família.

Brian Travers formou a banda em 1978 com outros músicos de diferentes escolas da zona de Birmingham, tendo escolhido o nome UB40 como referência a um formulário que era enviado a pessoas que pediam subsídio de desemprego.

Ao longo dos tempos, a banda produziu vários temas inónicos, como (I Can't Help) Falling in Love With You, canção que ajudou na venda de mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo.

A última atuação de Brian Travers foi em dezembro de 2019, na arena de Birmingham. Mais cedo nesse ano, abandonaria a digressão de aniversário da banda depois de ter uma convulsão, problema que acabou por resultar na descoberta de dois tumores no cérebro.

A formação da banda foi sempre a mesma até janeiro de 2008, altura em que Ali Campbell deixou o conjunto. Este ano, em junho, o vocalista Duncan Campbell anunciou a reforma por causa das suas condições de saúde, tendo sido subsituído por Matt Doyle.

António Guimarães