Quando os famosos mudam de nome... - TVI

Quando os famosos mudam de nome...

Snoop Dogg e Lily Allen decidiram recentemente alterar os nomes artísticos com os quais ficaram conhecidos. Venha descobrir outros casos semelhantes

Relacionados
Snoop Dogg e Lily Allen são os casos mais recentes de celebridades que decidiram mudar de nome artístico em plena carreira. O rapper norte-americano, cujo verdadeiro nome é Calvin Broadus, diz ter «renascido» depois de uma viagem à Jamaica. E Snoop Lion foi o novo nome de guerra que adotou nesta sua aventura pelo reggae.

As razões para a alteração do nome da cantora inglesa são bem mais simples de explicar. Em junho do ano passado, Lily Allen casou-se com Sam Cooper e cinco meses depois o casal teve a primeira filha. Lily Rose Cooper é agora o nome que espelha bem o amor da cantora pelo marido.

Mas há mais exemplos de famosos que tentaram dar uma lufada de ar fresco às suas carreiras através de uma mudança de nome. Já não é propriamente segredo que Katy Perry, antes de ficar conhecida por «beijar uma rapariga», fez a estreia discográfica em 2001 com um álbum de música folk cristã. E nunca ninguém chegou a ouvir falar de Katy Hudson...

Caso semelhante foi o da cantora que nasceu Elizabeth Grant e ainda lançou canções como Lizzy Grant. Mas o sucesso só lhe veio bater à porta este ano já sob o seu novo nome artístico: Lana Del Rey.

Na década de 1990, foi um homem quem protagonizou uma das mudanças de nome mais excêntricas de todos os tempos. Prince (que até tinha nascido mesmo Prince Rogers Nelson) decidiu que estava na hora de abandonar o alfabeto e quis adotar um símbolo impronunciável que significava «amor». Durante uns anos, tivemos de lhe chamar «O artista anteriormente conhecido como Prince», até a «brincadeira» terminar e o músico voltar a ser simplesmente Prince.

Pouco comum foi ainda a decisão do basquetebolista dos Los Angeles Lakers, Ron Artest, em mudar legalmente o seu nome no registo civil. Há quem duvide que Metta World Peace (traduzível para qualquer coisa como «conheci a paz mundial») seja o melhor nome para um jogador que, em 2004, foi suspenso por 86 jogos por se ter envolvido numa luta em pleno jogo, chegando a entrar em confronto físico com alguns adeptos da equipa contrária.

A religião é também um dos motivos principais pela alteração de nome, e não só, de algumas estrelas do mundo do espetáculo e do desporto. Cat Stevens (nome artístico de Steven Demetre Georgiou) converteu-se ao islamismo e passou a chamar-se Yusuf Islam no final dos anos 1970. Uma década antes, tinha sido Cassius Clay a mudar para Muhammad Ali, também um nome muçulmano, antes de se tornar num dos melhores pugilistas de todos os tempos.

O rapper nascido Sean Combs é um dos casos de famosos que não se contentam em mudar de nome artístico uma só vez. Ele já foi Puff Daddy, P. Diddy e atualmente responde pela alcunha de Diddy. Mas desconfiamos que não irá ficar só por aqui.

Em Portugal, em especial na música, também há casos de artistas que já passaram por vários nomes profissionais. Manuel João Vieira, dos Ena Pá 2000 e Irmãos Catita, tem provavelmente tantos alter egos quantos os projetos musicais que já criou. Podem chamar-lhe Lello Minsk, Orgasmo Carlos, Elvis Ramalho ou Candidato Vieira.

Carlão para os amigos, Carlos Nobre já foi Pacman durante a carreira nos Da Weasel. E no rap português temos Boss AC (Ângelo César Firmino) ou Sam The Kid (Samuel Mira), entre muitos outros.

Há quem tenha assumido a mudança de nome antes de ficar sequer conhecido. Tim, dos Xutos & Pontapés, chama-se realmente António Manuel Lopes dos Santos, enquanto que Ágata é, na verdade, Maria Fernanda Pereira de Sousa.

Veja a galeria de fotos e descubra ainda os verdadeiros nomes de estrelas como Woody Allen, Kirk Douglas, Bob Dylan, Elton John, Natalie Portman, George Michael, Freddie Mercury, Miley Cyrus e Whoopi Goldberg.
Continue a ler esta notícia

Relacionados