Pegada de Prince na internet reunida em museu online - TVI

Pegada de Prince na internet reunida em museu online

  • Élvio Carvalho
  • 5 jul 2016, 15:52
Prince

Site de homenagem ao artista reúne 12 dos mais populares sites de Prince e a história e o propósito por detrás de cada um deles

Entre tons de roxo, como não podia deixar de ser, estão reunidos mais de 20 anos de presença de Prince na internet. Um museu online que junta a história dos websites criados pelo ícone da pop, que desde 1994 acreditou que a internet seria um dos espaços de excelência para promover os artistas.

A relação do músico com a internet não foi sempre fácil e amigável, principalmente se estivermos a falar da relação do cantor com os serviços de download de músicas ou de streaming, mas ainda assim Prince foi um dos pioneiros no que toca à presença dos artistas no mundo online. Lançou 20 sites nestes 20 anos, e os 12 mais populares podem ser consultados agora no Museu Online de Prince, lançado esta segunda-feira.

Logo à entrada do museu, os utilizadores são convidados a percorrer uma linha do tempo (semelhante à que se encontra nos perfis de Facebook) que conta a história e respetivas diferenças entre cada site do artista. Desde “Prince Interactive” – a primeira experiência online -, passando pelo primeiro site oficial do músico “TheDawn.com”, a loja oficial “Cristal Ball”, até 3rdEyedGirl.com – o último, lançado em 2013 – os visitantes podem redescobrir a pegada online de Prince.

Se preferir, o utilizador pode em vez isso escolher cada um dos sites individualmente, ler sobre a sua história, para que propósito foram criados e explorá-los.

O Museu Online de Prince foi criado por pessoas que trabalharam com o artista na criação dos mesmos e que quiseram prestar-lhe uma homenagem, agora que o músico faleceu.

Como descrito no próprio website, nenhum tema do artista está disponível, e as compras de todos os artigos foram desativadas pelos criadores do museu, já que entendem que esta deve ser uma “experiência grátis” e que esperam que possa “inspirar novas gerações de artistas a procurar alternativas criativas para chegar ao seu público”, tal como Prince fez “ao longo de 20 anos”.

Continue a ler esta notícia