Descoberta a causa da morte de Chopin - TVI

Descoberta a causa da morte de Chopin

Chopin

Compositor polaco foi vítima de fibrose quística e não de tuberculose

Chopin morreu devido a uma fibrose quística e não em consequência de tuberlocose como até hoje se pensava. A revelação da causa da morte do compositor polaco foi dada a conhecer por Wojciech Cichy, investigador da Universidade de Poznan.

A rádio pública polaca informou que Cichy, como veicula a agência LUSA, fundamentou as conclusões pela presença de nódulos detectados no coração de Chopin quando foi feita a autópsia ao compositor que morreu aos 39 anos (1810-1849).

Estes dados evidenciam que Chopin sofria de uma enfermidade genética que afecta especialmente os pulmões, mas que não tem relação com a tuberculose. A fibrose quística e as suas ramificações genéticas só vieram a ser identificadas em 1932, 83 anos depois da morte do músico polaco.

A morte de dois irmãos de Chopin devido a enfermidades pulmonares é mais um dado em favor da teoria agora revelada por Cichy, que espera com a sua equipa confirmar as conclusões através da análise do material genético recolhido da irmã do compositor, Emilia.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE