Tributo a Mandela junta 40 mil pessoas em Matosinhos - TVI

Tributo a Mandela junta 40 mil pessoas em Matosinhos

  • JFP
  • 18 jul 2018, 16:15

Steven Tyler, Bob Geldof e Martin Garrix são apenas alguns dos músicos internacionais a prestar homenagem ao histórico político sul-africano

Esta quarta-feira, 18 de julho, é o dia em que Nelson Mandela cumpriria 100 anos. Para celebrar a data, a praia do Aterro, em Matosinhos, recebe até sexta-feira um tributo musical com artistas internacionais. A receita será entregue a instituições sociais.

Steven Tyler, Bob Geldof e Martin Garrix são apenas alguns dos músicos internacionais a prestar homenagem ao histórico político sul-africano no Nelson Mandela Music Tribute (NMMT) e são esperadas cerca de 40 mil pessoas no recinto.

Juntam-se ao festival solidário os artistas Rui Veloso, Jimmy P, Kaiser Chiefs, Pablo Alboran, Gabriel O Pensador, KURA, Calema, Wyclef Jean com o senegalês Youssou N'Dour, o Soweto Gospel Choir e o cantor e guitarrista cubano Pablo Milanés.

O evento conta com o apoio da Fundação Nelson Mandela, da Câmara de Matosinhos e da Embaixada da África do Sul em Portugal. Com um orçamento de dois milhões de euros, está a ser trabalhado desde 2016.

De acordo com a organização, este tributo tem como objetivo valorizar, na data do 100.º aniversário do nascimento do Prémio Nobel da Paz, o legado de inspiração de Mandela para a mudança social através da paz e do diálogo.

A receita do festival reverte para instituições de solidariedade. 75% para a Fundação e 25% para a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica.

Além do âmbito musical, o evento vai ainda contar com a presença da atriz norte-americana Alfre Woodard, nomeada para Óscares e premiada com quatro Emmys e da antiga secretária, porta-voz e assessora de Mandela, Zelda La Grange.

Nelson Mandela foi um dos políticos mais conhecidos e respeitados do mundo e morreu em 5 de dezembro de 2013, quando tinha 95 anos.

A ministra da Justiça portuguesa, Francisca Van Dunem, sublinhou esta quarta-feira, dia em que se celebra o centenário do nascimento de Nelson Madela, que celebrar a efeméride "é manter viva a sua voz" e "a coragem da sua determinação"

Continue a ler esta notícia