Rodrigo Leão lança novo disco em Junho - TVI

Rodrigo Leão lança novo disco em Junho

Rodrigo Leão

Trabalho é apresentado esta quinta-feira em Espinho

Rodrigo Leão estreia quinta-feira no Auditório de Espinho o espectáculo da sua nova digressão, apresentando em concerto alguns temas do álbum de originais que irá lançar em Junho, em memória da sua mãe, noticia a agência Lusa.

Os concertos de 26 e 27, ambos em Espinho, são os primeiros dos 18 a realizar até 4 de Abril, em diversas cidades do país e algumas localidades espanholas.

Rodrigo Leão afirma que no novo espectáculo se poderão ouvir algumas das composições mais marcantes da sua carreira a solo, mas adianta que «metade do concerto vai ser composto pelos temas novos», que pretende gravar em estúdio entre 6 de Abril e finais de Maio.

As participações especiais no novo álbum ainda estão por definir mas o compositor já revelou à Lusa que, em estúdio, irá gravar com a Sinfonieta de Lisboa.

«Trabalho com eles há dois anos e esta colaboração entusiasma-me muito, porque ter uma orquestra em estúdio é um sonho meu já muito antigo», explica.

Maior participação do Cinema Ensemble

O artista destaca outro aspecto da produção do álbum: «Há uma participação muito maior dos músicos do Cinema Ensemble, o que é natural, porque estamos juntos há muitos anos».

O grupo mantém a estrutura da última digressão: Ana Vieira e Ângela Silva nas vozes, João Portela na guitarra, Luís Aires no baixo, Jorge Correira no violoncelo, Luis San Payo na bateria, Viviena Toupikova no violino e Celina da Piedade no acordeão - e, em 2009, também no metalofone.

Do trabalho de Rodrigo Leão com o Cinema Ensemble irá resultar um registo «equilibrado», em que há «temas melancólicos, outros mais nostálgicos e alguns mais alegres».

Disco dedicado à mãe

O compositor vai dedicar o álbum à sua mãe, Maria Manuela Luna de Costa Leão Muñoz Miguez, que faleceu de cancro há cerca de um mês.

«Foi ela que me despertou para este universo da música e da poesia», recorda Rodrigo Leão, «e sempre teve um envolvimento muito especial nos meus álbuns».

«Era minha inspiradora», continua, «e gostava sobretudo dos instrumentais, dos temas mais ligados à música clássica».

Fundador dos Sétima Legião e Madredeus

Rodrigo Leão iniciou a sua carreira há 27 anos, tendo sido membro fundador do grupo Sétima Legião, em 1982, e dos Madredeus, em 1985.

Lançou-se a solo em 1993, com «Ave Mundo Luminar», e, desde então, afirma-se sobretudo como compositor.

Seguem-se os álbuns «Mysterium», «Theatrum», «Alma Mater» e «Pasión».

Em 2004, edita «Cinema», que contou com a colaboração de Beth Gibbons (dos Portishead) e de Ryuichi Sakamoto, sendo depois considerado um dos melhores discos do ano, pela revista «Billboard».

Em 2007, assina a banda sonora da série de documentários «Portugal, Um Retrato Social» e, no ano seguinte, edita «Mundo», que revisita a sua carreira no período entre 1993 e 2006.
Continue a ler esta notícia