André Sardet oferece single gratuito por um dia - TVI

André Sardet oferece single gratuito por um dia

«O Amor Mata» é a nova canção que o músico está a promover numa indústria que tenta combater o download ilegal

«O Amor Mata» é o novo single que André Sardet está a oferecer aos fãs através de download gratuito até ao final desta segunda-feira. A partir de terça-feira estará disponível, mas para comprar, porque afinal já não se compram discos e os artistas adaptam-se aos tempos modernos.

«Eu encaro as novas plataformas e o mercado digital com grande prioridade porque, de facto, é importante que as pessoas conheçam para que depois a música toque cada vez mais na rádio», explicou André Sardet à TVI.



Este single é a estreia de um novo trabalho que não tem ainda data de lançamento, porque hoje em dia, esse processo também é diferente.

«Hoje em dia consome-se uma música de cada vez e não um álbum de cada vez», afirmou o músico.

Celestino Alves, da plataforma digital NMusic, concorda que o consumo de música mudou muito nos últimos anos: «Nós hoje gostamos de coisas que antes não gostávamos. E não gostamos de coisas que antes gostávamos muito. Portanto, nós evoluímos».

«Temos é de saber o que as pessoas querem, quais são os seus hábitos de consumo», completou.

Os hábitos mudaram e a música, hoje, está à distância de um clique, que muitas vezes é ilegal.

«É urgente termos uma lei da cópia privada. É urgente termos a regulamentação da Internet há muito prometida», defendeu Eduardo Simões, da Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) à TVI.

Por causa da falta de regulamentação, muitos artistas têm tentado combater os downloads ilegais.

«Nós temos de perceber que aquele artista, tal como nós, precisa de ter o seu emprego - aquele é o seu emprego, é a sua arte. E, ainda por cima, ele não tem subsídio de desemprego se não tiver nada para fazer», alertou Celestino Alves.

Eduardo Simões destacou que os downloads ilegais são especialmente prejudiciais para os artistas portugueses, «que têm muitas vezes de amortizar o investimento, cada vez que lançam um álbum».

Em 2012, o mercado digital em Portugal representava 27 por cento da faturação total. Mas, noutros países, essa percentagem ultrapassa os 50 por cento.
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