Festival Paredes de Coura: mais de duas dezenas de pessoas têm intoxicação alimentar - TVI

Festival Paredes de Coura: mais de duas dezenas de pessoas têm intoxicação alimentar

Suspeita-se que as sandes com carne vendidas por uma roulote no local estejam na origem da intoxicação

Relacionados
Mais de duas dezenas de pessoas sofreram quinta-feira uma intoxicação alimentar no recinto do Festival de Música de Paredes de Coura, presumivelmente devido à carne servida numa das roulotes lá instaladas, noticia a agência Lusa citando informações do delegado de saúde concelhio.

Humberto Faria disse à Lusa que mandou «imediatamente» encerrar a referida roulote. Segundo o mesmo responsável, dez das pessoas afectadas foram transferidas para o Centro de Saúde de Paredes de Coura, onde passaram toda a noite, em observação, mas já receberam alta esta sexta-feira.

No recinto do festival, pelo menos duas dezenas de pessoas receberam igualmente tratamento, no hospital de campanha que a Cruz Vermelha Portuguesa tem no local.

Vómitos, diarreia, cólicas e febre foram os sintomas apresentados pelos festivaleiros afectados. A Delegação de Saúde já recolheu alguns dos produtos serviços pela referida roulote, para análise, mas as principais suspeitas recaem sobre a carne usada nas sandes.

O Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Paredes de Coura, encerrado desde finais de Março, reabriu expressamente para servir o festival de música.

Segundo o presidente da Câmara, Pereira Júnior, o funcionamento do Centro de Saúde 24 horas por dia durante o festival ficou estipulado no protocolo que a autarquia assinou, em 2007, com a Administração Regional de Saúde do Norte para o encerramento do SAP.

Esta «cláusula de salvaguarda» deve-se aos «milhares de pessoas» que todos os anos demandam Paredes de Coura por ocasião do festival de música.

O apoio ao festival faz-se ainda através de um hospital de campanha instalado no recinto, que a Câmara contratualizou com a Cruz Vermelha Portuguesa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE