Amália Hoje trouxe mais do que fado até ao Coliseu dos Recreios (vídeo + fotos) - TVI

Amália Hoje trouxe mais do que fado até ao Coliseu dos Recreios (vídeo + fotos)

Orquestra Nacional Sinfónica da República Checa acompanhou os músicos que levaram a cabo o projecto

Relacionados
Sónia Tavares (The Gift), Fernando Ribeiro (Moonspell), Paulo Praça (Plaza) e Nuno Gonçalves (The Gift) subiram esta segunda-feira ao palco do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, para apresentar numa versão pop canções eternizadas por Amália Rodrigues. Sem o xaile negro ou as guitarras portuguesas tão características do fado, os músicos que levaram a cabo este projecto conseguiram trazer até à sala lisboeta avós, pais e filhos.

Acompanhados pela Orquestra Nacional Sinfónica da República Checa e pelo coro de vozes que participou nas gravações do disco de estreia, os Amália Hoje mostraram que vale a pena olhar com outros olhos para as letras de tom triste e melancólico que a diva do fado interpretou em vida. No ano em que se assinala precisamente uma década sobre a morte da fadista, este projecto, idealizado e produzido por Nuno Gonçalves, presta, sem dúvida, uma homenagem à mulher que levou Portugal além fronteiras com a sua voz.

Foi com uma nova versão do tema «Com Que Voz» que o trio, acompanhado pelo mentor do projecto ao piano, deu início ao espectáculo sob o olhar atento do público. Mas o maior aplauso da noite foi para Sónia Tavares, que neste projecto é responsável pelo regresso da música «Gaivota» ao panorama musical numa versão que tem conquistado um sucesso estrondoso.



Assiste aqui às três primeiras músicas:



Diversas vezes de pé, o público cantou, dançou e aplaudiu as canções que compõem o álbum lançado a 27 de Abril. O disco já alcançou a tripla platina e, tal como Nuno Gonçalves fez questão de referir em tom de brincadeira, só abandonou a liderança do top de música nacional «devido à Hannah Montana».

E porque até a grande diva do fado cantava noutras línguas que não o português, os músicos decidiram incluir no alinhamento do concerto o tema «L`importance C`est La Rose», que Nuno Gonçalves conseguiu recuperar, bem como um pequeno vídeo de um ensaio de Amália com Alain Oulman, em que preparavam o tema «Soledade». O músico descobriu as imagens há cerca de uma semana e meia atrás e no espaço de apenas quatro dias conseguiu dar uma abordagem pop ao tema.

Clica para veres as fotos:



Já na recta final do espectáculo, seguiram-se os habituais agradecimentos, Sónia Tavares convidou o público a cantar a música «Gaivota» ao som do piano, foram entregues flores aos músicos e Amália Rodrigues voltou a ser recordada num bonito gesto por parte dos mesmos.

«Se há coisa que ela gostava era de gente e de flores, por isso, eu vou distribuir as minhas», disse Nuno Gonçalves, cujo exemplo foi seguido pelos companheiros.

Coube a Fernando Ribeiro, provavelmente a presença que mais tem surpreendido neste projecto, terminar o primeiro de três concertos na sala lisboeta com a música «Formiga».

Vê aqui o alinhamento do concerto:

1. «Com Que Voz»

2. «O Grito»

3. «Gaivota»

4. «Formiga»

5. «Medo»

6. «Fado Português»

7. «Abandono»

8. «Foi Deus»

9. «Soledade»

10. «L`importance C`est La Rose»

11. «Gaivota»

12. «Formiga»
Continue a ler esta notícia

Relacionados