Portugueses gastaram mais em festivais de verão - TVI

Portugueses gastaram mais em festivais de verão

  • PD
  • 9 mar 2017, 21:04
Vodafone Paredes de Coura, dia 3

Poder de compra dos festivaleiros aumentou no ano passado. Cada um gastou diariamente entre 10 a 20 euros nos eventos a que foi

O poder de compra dos portugueses que frequentaram festivais de música aumentou em 2016 e isso refletiu-se no consumo nesses eventos, segundo um estudo da Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest).

Na apresentação do "Perfil do festivaleiro 2016", em Lisboa, o presidente da Aporfest, Ricardo Bramāo, revelou que os inquiridos para este estudo têm um rendimento mensal entre os 500 e os mil euros. Já em 2015, o rendimento médio era até 500 euros.

Segundo o responsável, em 2016 houve mais espectadores a gastar diariamente entre 10 a 20 euros nos festivais de música.

Os festivais colocam mais conteúdos para que os festivaleiros fiquem mais tempo no recinto e melhoraram várias áreas, como a restauração", disse Ricardo Bramão.

2,1 milhões de ingressos

No total, em 2016 foram contabilizadas 2,1 milhões de entradas em 249 festivais de música, dos quais 64 aconteceram pela primeira vez. Já em 2015, houve 210 festivais e 1,8 milhões de entradas.

Notamos que há um conjunto de festivais intermédios, como o Med Loulé, o Sol da Caparica ou o Bons Sons, que está a crescer", disse Ricardo Bramão.

Olhando para o panorama dos festivais de música, a Aporfest refere que "há muitos festivais de pequena dimensão e pode haver uma certa canibalização entre eles".

São mais elas

Traçando o perfil, o estudo mostra que o espectador dos festivais é maioritariamente feminino (69%), tem entre 21 e 24 anos, é solteiro e licenciado.

Em média, esteve em 2,7 festivais de música em 2016, a maioria de rock, música alternativa e independente.

Sessenta por cento dos espectadores inquiridos diz que aproveita a ida a um festival para fazer outras atividades culturais e turísticas.

Em 2016, os participantes preferiam os festivais de música Nos Alive, Super Bock Super Rock e Vodafone Paredes de Coura.

Este ano, 85% gostaria de ir a festivais no estrangeiro.

O estudo foi feito no final de 2016 pela Internet, tendo sido validadas 1.217 respostas.

Esta é a quarta edição do "perfil do festivaleiro", publicado pela Aporfest.

Continue a ler esta notícia