Portugal vai ser o país convidado da edição de 2012 da Canadian Music Week, durante o mês de Março, em Toronto, onde tentará promover a música portuguesa com concertos e contactos com profissionais do meio discográfico, escreve a agência Lusa.

O Canadian Music Week decorre de 21 a 25 de Março e é descrito como um festival e um mercado de negócios e espaço de discussão sobre música, mas também sobre cinema.

Portugal e Espanha vão ser os países em destaque da próxima edição, estando confirmada a presença de vários artistas nacionais: David Fonseca, Blasted Mechanism, Mazgani, Linda Martini, Murdering Tripping Blues, Miss Lava, Norton, Gomo, Youthless, Orelha Negra e também Mikkel Solnado.

«Estes são já os artistas confirmados, mas há mais que poderão juntar-se ao cartaz», disse à agência Lusa Nuno Saraiva, um dos promotores da iniciativa portuguesa no Canadá, considerando-a «a maior actividade de exportação de sempre da música pop rock» nacional.

O Canadian Music Week é uma espécie de South by Southwest (evento de concertos que decorrem em simultâneo em várias salas de Austin, no Texas) e MIDEM (o mercado internacional da edição discográfica, que acontece em Cannes, França).

No total, na edição de 2012 estão previstas cerca de 900 actuações de artistas de todo o mundo em 60 recintos de Toronto.

A presença de Portugal neste evento no Canadá surgiu na sequência de vários contactos feitos entre o agente discográfico Steve Bootland, que distribui música portuguesa no mercado internacional, e os promotores Nuno Saraiva e Luís Tomás, de duas empresas de agenciamento de artistas portugueses.

A presença daquele grupo de artistas no Canadá incluirá concertos e contactos com cerca de três mil profissionais do sector discográfico e com meios de comunicação social especializados.

«Portugal tem uma nova geração de talentos na vertente pop rock e nunca houve um exercício [recente de exportação] na área do pop rock», disse Nuno Saraiva.

A cinco meses do evento, Nuno Saraiva explicou que necessita ainda de reunir apoio de patrocinadores para garantir a presença em Toronto de uma comitiva de artistas, agentes e promotores.