Gays protestam contra nomeação de Buju Banton aos Grammys - TVI

Gays protestam contra nomeação de Buju Banton aos Grammys

Buju Banton no Festival Delta Tejo 2009 (foto: Gonçalo Villaverde)

Jamaicano concorre ao prémio de Melhor Álbum Reggae com «Rasta Got Soul»

Relacionados
Grupos que lutam pelos direitos dos homossexuais mostraram a sua indignação perante a nomeação do cantor Buju Banton para os Grammys. O jamaicano, que concorre ao prémio de Melhor Álbum Reggae com «Rasta Got Soul», terá promovido a morte dos gays durante toda a sua carreira, avança a agência Reuters.

Num anúncio publicado na revista «Variety», a Aliança Gay e Lésbica contra a Difamação e o Centro para Gays e Lésbicas de Los Angeles protestaram e pressionaram a organização dos Grammys para que usasse a cerimónia de domingo para denunciar a música de Buju, que segundo eles, «promove e comemora a violência contra qualquer grupo de pessoas».

Buju Baton, de 36 anos, não vai poder estar presente no evento, uma vez que está preso na Flórida enquanto aguarda julgamento por posse de cocaína.

«Boom, Bye Bye», lançado em 1988, é um dos temas mais polémicos do músico, na medida em que promove a morte dos gays. Alguns dos concertos de Buju Banton chegaram mesmo a ser cancelados no ano anterior na sequência de vários protestos contra as suas letras e depois de o cantor ter assumido que não vê fim à guerra entre ele e os gays.

Ouve aqui o tema «Boom, Bye Bye»:

Continue a ler esta notícia

Relacionados