Salvador Sobral venceu o Festival Eurovisão da Canção, neste sábado, em Kiev, com "Amar pelos dois". Uma vitória inédita para Portugal.

LEIA TAMBÉM: a reação de Salvador Sobral à vitória

VEJA TAMBÉM: Marquês em silêncio para se cantar Salvador Sobral

VEJA TAMBÉM: O Marquês vibrou com o triunfo de Salvador Sobral

O cantor português não só conquistou os votos do júri como também do público. A canção, com letra e música de Luísa Sobral, irmã de Salvador Sobral, obteve 758 pontos na votação combinada.

O mundo já se tinha rendido ao cantor português nas semifinais e, na final, voltou a fazê-lo, com o cantor português sempre destacado na liderança das votações.

A melhor classificação portuguesa num Festival da Eurovisão, um sexto lugar, tinha sido obtida por Lúcia Moniz, em 1996, com a música “O meu coração não tem cor”, tendo esta sido também a última vez que Portugal ocupou um lugar no top 10.

Este ano assinala-se a 62.ª edição do concurso, no qual Portugal participou pela primeira vez em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

Há vários anos que Portugal não conquistava a oportunidade de competir na final do concurso. A anterior tinha em 2010, com “Há dias assim”, cantada por Filipa Azevedo.

A final do Festival Eurovisão da Canção foi disputada no Centro Internacional de Exposições de Kiev, na Ucrânia, por 26 países - Portugal, Moldávia, Azerbaijão, Grécia, Suécia, Polónia, Arménia, Austrália, Chipre, Bélgica (apurados na primeira semifinal), Áustria, Roménia, Holanda, Hungria, Dinamarca, Croácia, Noruega, Bielorrússia, Bulgária, Israel (segunda semifinal), França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido (os denominados ‘Cinco Grandes’) e Ucrânia (país anfitrião).

Caetano Veloso e J. K. Rowling

O cantor brasileiro Caetano Veloso manifestou no Facebook a sua preferência por uma vitória de Salvador Sobral no festival da Eurovisão, num vídeo que publicou na rede social.

Eu quero que o Salvador Sobral ganhe o festival da Eurovisão. Ele é bom demais”, disse o cantor brasileiro no vídeo em que aparece a ver o festival na televisão, e no qual começa por dizer em inglês que deseja uma vitória do representante português, repetindo depois o mesmo desejo em português.

Também a escritora britânica J. K. Rowling, autora da série de livros de Harry Potter, manifestou a sua preferência por Salvador Sobral.