Sudoeste: a festa de David Guetta e o «intruso» King Khan - TVI

Sudoeste: a festa de David Guetta e o «intruso» King Khan

  • João Silva
  • Luís Silva (vídeo) e Manuel Lino (fotos)
  • 7 ago 2011, 08:09

Músico canadiano irrompeu pelo palco para se aproximar do DJ francês e acabou por ser expulso do recinto. Scissor Sisters e Valete estiveram em alta no Palco TMN

Relacionados
Não foi o primeiro concerto deste sábado, mas a actuação de Valete arrancou definitivamente os festivaleiros das tendas de campismo, juntando uma considerável multidão no palco principal do Sudoeste TMN.

Num festival por onde já passaram Snoop Dogg e Kanye West, o rapper português mostrou o valor do hip hop nacional com a ajuda, para além da sua banda, dos Mind Da Gap e de Janelo da Costa (Kussondulola). Políticos, o FMI e aqueles que não acreditam num «nigga hardcore no Sudoeste» foram alguns dos alvos das rimas de Valete.

Com o rock leve e (demasiado) simpático dos irlandeses The Script no Palco TMN, houve quem fosse à descoberta do rock com muito pulso dos King Kahn & The Shrines no Palco Planeta Sudoeste, dando de caras com uma grande festa. O músico canadiano, de camisa e capa douradas e chapéu de comandante, liderou a sua banda por um dos concertos mais animados deste sábado.

O espectáculo terminou com o que King Khan chamou de «música gospel erótica», mas esta não seria a última aparição do cantor no festival...

Já com chuviscos sobre a Herdade da Casa Branca e depois do hino do Sudoeste com o Trio Odemira, chegava a hora dos Scissor Sisters no palco principal. Tesouras de cartão ao alto no público e «Night Work», «Any Which Way» e «Laura» marcaram o arranque de um concerto que esteve em risco de não acontecer.

A vocalista Ana Matronic, revelou as dificuldades que a banda teve em chegar a horas ao festival, desde a bagagem perdida pela companhia aérea até às infindáveis horas de viagem ao longo de todo o dia.

«Pode estar a chover, posso ter perdido as malas, mas estamos aqui para fazer a festa», declarou Ana, que foi alternando e partilhando com o vocalista Jake Shears o comando das operações. «Take Your Mama» foi dedicada às... mães, e «Kiss You Off» aos ex-namorados, antes de um dos temas da noite - «Fire With Fire» chamou até o público menos conhecedor do trabalho da banda norte-americana.

À sensual «Skin This Cat», protagonizada por Ana e as duas coristas, seguiu-se a versão discoteca de «Comfortably Numb», original dos Pink Floyd, durante a qual Jake foi literalmente uma bola de espelhos com um casaco de brilhantes.

Mas foi em tronco nu que o vocalista deu mais nas vistas, exibindo a sua boa forma física e não escapando aos piropos de Ana Matronic. A cantora acabou depois por confessar que adora Portugal porque um dos símbolos lusos é o galo («cock») de Barcelos, brincando com o duplo sentido fálico da palavra e pedindo ao público para se despir.

«Filthy/Gorgeous», «I Don't Feel Like Dancing» e «Invisible Light» fecharam as contas dos Scissor Sisters no Sudoeste TMN 2011 e a missão estava cumprida: festa feita em mais uma competente actuação da banda em Portugal.

Faltava então apenas um dos DJs mais acarinhados pelos festivaleiros da Zambujeira do Mar. Pelo terceiro ano consecutivo, David Guetta levou ao rubro as emoções de milhares e milhares de pessoas (foram 48 mil esta noite, segundo os números da organização).

Embora com um espectáculo visual semelhante ao do usado em 2010, o DJ francês animou a plateia com as batidas de «Gettin' Over Your», «Sweat» e «Sexy Bitch», entre outras.

Guetta aproveitou para gravar imagens para o seu próximo vídeo, mas certamente não esperava receber a visita um «convidado» surpresa: surgindo por detrás do DJ, desde o fundo do palco, King Khan (sim, o mesmo que tinha dado espectáculo no palco secundário umas horas antes) chegou bem perto de Guetta até ser abalroado por dois elementos do staff do francês que o levaram para fora do recinto.

Este domingo queimam-se os últimos cartuchos da 15ª edição do Sudoeste e o festival recebe as actuações dos Interpol, The National, Zola Jesus e Swedish House Mafia, entre outros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados