Morreu Astro, antigo membro da banda UB40. A notícia foi confirmada pela banda, que adiantou que o músico morreu na sequência de uma doença que lhe tinha sido diagnosticada há pouco tempo.

Terence Wilson de nome original, Astro era vocalista e membro fundador da banda de reggae, tendo estado com o conjunto ao longo de 30 anos.

Estamos absolutamente devastados e de coração completamente partido", referiu a banda através de uma publicação na rede social Twitter.

A banda diz ainda que o mundo "nunca vai voltar a ser o mesmo".

Os UB40 surgiram no ano de 1978 e rapidamente se tornaram ícones com um som muito próprio. As músicas Red Red Wine e Can't Help Falling In Love rapidamente saltaram para os tops, mantendo-se hits atuais.

Originários de Birmingham, os UB40 devem o nome a uma política governamental destinada ao desemprego (Unemployment Benefit 40, que significa Benefício de Desemprego). Venderam milhões de discos ao longo dos anos.

Astro é assim o segundo membro fundador da banda britânica a morrer este ano, depois de Brian Travers, que faleceu em agosto.

A formação da banda foi sempre a mesma até janeiro de 2008, altura em que Ali Campbell deixou o conjunto. Este ano, em junho, o vocalista Duncan Campbell anunciou a reforma por causa das suas condições de saúde, tendo sido subsituído por Matt Doyle.

António Guimarães