Dia do Beijo: celebre ao som de Prince... ou de Roberto Leal - TVI

Dia do Beijo: celebre ao som de Prince... ou de Roberto Leal

Beijo punk

No dia em que se celebra o beijo, fomos ao baú recuperar algumas das canções mais conhecidas sobre o tema

Se o amor é provavelmente um dos temas mais recorrentes no mundo das canções, o beijo é também peça fundamental em muitas músicas dos mais variados estilos e origens. Neste 13 de abril, dia em que o beijo é celebrado, recordamos aqui alguns dos beijos mais conhecidos da música.

Comecemos pelas canções. Temos «Kiss», single lançado em 1986 e um dos maiores êxitos de sempre de Prince. Na letra da canção, o músico norte-americano diz que a «beleza» ou a «riqueza» não importam na hora de se deixar seduzir por uma mulher - um beijo é tudo o que ele quer: «I just want your extra time and your kiss».



Um beijo lésbico foi o mote para «I Kissed a Girl», o tema que em 2008 deu o primeiro grande empurrão na carreira de Katy Perry. A atrevida cantora pop vendeu mais de oito milhões de singles de «I Kissed a Girl», uma canção sobre uma rapariga que beijou outra rapariga e gostou.



Numa lista de canções sobre beijos não poderiam faltar os KISS. A banda que pinta a cara de preto e branco lançou em 1974 o álbum homónimo, «Kiss», que incluiu o tema «Kissin' Time». Pode não ter sido um dos maiores sucessos do grupo de «Rock And Roll All Nite» e «Shout It Out Loud», mas é definitivamente a canção mais apropriada para este dia do beijo.



Dois do expoentes máximos da cena grunge de Seattle dos anos 90 também não fugiram ao tema. Os Nirvana, no jogo de palavras em «Molly's Lips» ( «kiss kiss Molly's lips» poderá ser uma referência ao ecstasy), e os Pearl Jam na versão de «Last Kiss», um original de Wayne Cochran sobre um rapaz que perde a namorada num trágico acidente e a beija pela última vez.





Os Beach Boys («Then I Kissed Her»), Elton John («Kiss The Bride»), Elvis Presley («Kiss Me Quick») e Seal («Kiss From a Rose») são outros dos artistas conhecidos que não deixaram os beijos de fora das suas canções.

Mas não é só em inglês que se celebra o beijo na música. Uma das mais famosas melodias foi escrita em castelhano pela mexicana Consuelo Velázquez. «Bésame Mucho» foi gravada e regravada pelos mais variados nomes da música mundial, desde os Beatles a Frank Sinatra, passando por Sara Montiel e Cesária Évora.





Em Portugal, «Solta-se o Beijo», com Sara Tavares, é um dos maiores êxitos da Ala dos Namorados.



Em 2007, saída do colorido disco de David Fonseca, «Dreams in Colour», escutámos «Kiss Me, Oh Kiss Me».



E para agradarmos a (quase) todos, por que não resgatarmos uma canção à sempre animada música popular portuguesa? É que desde 1986 que Roberto Leal canta «Dá Cá um Beijo».

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos