Entrevista: Fonzie seguem um novo «Caminho» em português - TVI

Entrevista: Fonzie seguem um novo «Caminho» em português

Hugo Maia e João Marques falam sobre o quinto álbum da banda de punk rock e explicam por que passaram a cantar na língua materna

Relacionados
Chama-se «Caminho» e é o novo disco e a nova grande etapa na carreira dos Fonzie. Depois de 14 anos a cantar em inglês, a banda portuguesa de punk rock virou-se para a língua materna.

«É um novo desafio e estímulo para a banda», afirmou o vocalista e guitarrista Hugo Maia ao IOL Música.

«Será que conseguimos fazer um álbum inteiro só com músicas em português, com a escrita em português, que nunca fizemos? As palavras, as letras, será que encaixam na nossa música sem perdermos a nossa identidade? E o resultado não podia ter sido mais positivo», acrescentou.

Na origem deste novo caminho esteve «A Tua Imagem», uma canção que surgiu primeiro como uma brincadeira para mais tarde tornar-se no maior sucesso dos Fonzie.

«O Hugo trouxe-nos uma canção em português que ele já tinha feito há algum tempo, mas nunca nos tinha mostrado. E decidimos: "Por que não gravá-la?". Mas foi mais em jeito de brincadeira», explicou João Marques.

«Nós gostámos da música, o público adorou-a e ela tornou-se na canção mais conhecida dos Fonzie. Era o ponto alto dos concertos», acrescentou o baterista.

A partir daí a escolha foi óbvia: o quinto álbum dos Fonzie seria totalmente cantado em português. Mas as novidades não ficaram por aí.

«Não era por norma os Fonzie meterem violas e arranjos acústicos e usámos muito isso. Em estúdio fizemos várias experiências com músicas que nem entraram no álbum (...), mas ficaram guardadas em arquivo», revelou Hugo Maia.

Para 2011, os Fonzie querem dar mais concertos em Portugal, até porque a carreira internacional fica agora em stand by.

«Já temos família e temos outro tipo de responsabilidades que não nos permitem estar tanto tempo fora», disse João Marques sobre as tournées no estrangeiro.

«E por outro lado, estamos apaixonados por Portugal. No início, fizemos a banda para irmos lá para fora, para viajarmos, para darmos a nossa música às pessoas fora de Portugal. E agora não, estamos a centrarmo-nos em Portugal e queremos mesmo dar a nossa música aos portugueses.»

Os Fonzie apresentam «Caminho» em dois concertos especiais já esta sexta-feira, no Teatro da Comuna (Lisboa), e no sábado, no Hard Club (Porto).

Vê aqui o vídeo da entrevista:

Continue a ler esta notícia

Relacionados