Entrevista: Il Volo, a nova sensação da ópera pop - TVI

Entrevista: Il Volo, a nova sensação da ópera pop

  • João Silva
  • Paulo Sampaio (imagem) e Luís Silva (edição de imagem)
  • 5 mar 2012, 18:01

Jovens cantores estiveram à conversa com o IOL Música e disseram que já foram comparados com os Jonas Brothers e os Três Tenores

Quem vir um vídeo dos Il Volo pode não acreditar, mas as vozes destes três adolescentes são mesmo reais - com 17 e 18 anos de idade, eles soam a autênticos Pavarottis. Os Il Volo vêm de Itália, juntaram-se num programa de televisão e assinaram um contrato discográfico com a editora Geffen, do grupo Universal Music.

«Somos os primeiros artistas italianos a assinarem um contrato diretamente com uma editora norte-americana», afirmou com entusiasmo e orgulho Piero Barone em entrevista ao IOL Música durante a primeira visita do grupo a Portugal.

Num verdadeiro sonho tornado realidade, os Il Volo gravaram o seu primeiro álbum com uma equipa de fazer inveja a muitos músicos veteranos.

«O nosso agente é o Michele Torpedine e os nossos produtores são o Tony Renis e o Humberto Gatica.

O Humberto Gatica é o produtor do Michael Bublé, da Barbra Streisand e da Celine Dion», contou o jovem tenor.

O cruzamento da música pop com a ópera tem levado os três jovens pelo mundo fora, atuando para públicos de todas as idades.

Piero recorda que, inicialmente, os três cantores pensaram que o seu público alvo seriam «pessoas com mais de 50 anos de idade». Mas, afinal, a realidade acabou por ser bem diferente: «Se agora fores a um concerto nosso poderás ver que 75 por cento do público é constituído por jovens a gritarem por nós e os outros 25 por cento são as mães dessas raparigas».

As comparações com outros artistas, como os Il Divo, não incomodam o trio, que até acha engraçadas algumas referências que lê na imprensa.

«Alguém disse que éramos um cruzamento entre os Jonas Brothers e os Três Tenores (Plácido Domingo, José Carreras e Luciano Pavarotti). É o melhor cruzamento de sempre», disse o tenor de 18 anos.

A agenda de concertos dos Il Volo está cheia até ao final do ano e em junho, os três cantores regressam a estúdio para a gravação do segundo álbum. Um disco que terá oito inéditos e, quem sabe, o primeiro grande sucesso assinado pelos Il Volo.

«Encontrar "a canção" é a tarefa mais difícil, porque temos de encontrar a canção certa», explicou Piero Barone.

«Se falares no Andrea Bocelli, a canção dele é a "Con Te Partirò". (...) Se falares no Frank Sinatra, será a "My Way". Gostaríamos que [um dia] quando alguém falar nos Il Volo, digam o nome de uma das nossas canções.»
Continue a ler esta notícia