O FBI aconselhou os internautas a terem mais cuidado com as mensagens de correio electrónico que receberem esta quinta-feira e nos próximos dias. Tudo porque, no decorrer das celebrações do Dia de S. Valentim há uma forte possibilidade de receberem postais electrónicos alusivos à época, que sejam «veículos» para a propagação do «Storm Worm».

Operadoras oferecem chamadas grátis para «espalhar» amor

A agência federal de investigação norte-americana explica ainda que, apesar do vírus estar em actividade permanente, é nas alturas em que se celebram datas de impacto social que o «malware» atinge maiores taxas de difusão, o que neste caso acaba por significar maior tráfego de emails com códigos maliciosos ou «spam».

Recorde-se que os falsos emails incluem um link que, no seguimento do assunto da mensagem, encaminham o utilizador para uma página onde supostamente é enviada uma resposta ao cartão electrónico. Caso o acesso ao site for consumado, acaba por ser descarregado o «malware» para o computador do utilizador, colocando-o na «Storm Worm botnet».

O Storm Worm é uma das ameaças informáticas de maior sucesso na história da Internet pela elevada capacidade de mutação e contágio de máquinas.
Carla Pinto Silva