Liga Campeões: Salzburgo deu luta, mas Liverpool resolveu em três minutos - TVI

Liga Campeões: Salzburgo deu luta, mas Liverpool resolveu em três minutos

Nápoles goleou Genk por 4-0 e garantiu segundo lugar, remetendo os sensacionais austríacos para a Liga Europa

Relacionados

O Liverpool foi a Salzburgo garantir que continua na luta pela revalidação do título europeu com uma vitória (2-0), construída em três minutos, que lhe garante o primeiro lugar do grupo, à frente do Nápoles que goleou os belgas do Genk por 4-0, com um hat-trick de Milik e também segue em frente. A sensacional equipa austríaca ainda meteu o campeão da Europa em sentido, mas acabou por ser remetida para a Liga Europa.

Havia várias variantes nas contas deste grupo, mas um golo madrugador do Nápoles no San Paolo diante do Genk tornou tudo mais fácil e linear. A partir daqui o Liverpool não podia perder para seguir em frente, enquanto o Salzburgo estava mesmo obrigado a vencer para sonhar com uma qualificação histórica.

Talvez por isso, a equipa austríaca, com o terceiro melhor ataque desta fase de grupos, tenha entrado forte no jogo, provocando vários calafrios ao campeão da Europa em título.

Vinte minutos de pura intensidade da equipa da casa que circulava a bola com velocidade, encontrava espaços e chegava com facilidade à área de Alisson, numa altura em que a equipa de Jügen Klopp ainda procurava adaptar-se à ausência de Fabinho, com uma estrutura que incluía Wijnauldum, Henderson e Naby Keita, atrás do habitual trio do ataque com Sadio Mané, Salah e Firmino.

A verdade é que nesta altura eram Takumi Minamino, Hee-Chan Hwang e Erling Braut Haaland que davam cartas no jogo, mas o Liverpool, aos poucos, foi pondo gelo no jogo, obrigando os austríacos a refrear o impulso inicial. Ainda assim, o jogo seguiu intenso e o japonês Minamino contou com mais uma oportunidade para marcar, mas Sadio Mané, depois de uma boa combinação com Salah, também podia ter festejado antes do intervalo.

A segunda parte começou outra vez com alta intensidade. Salah chegou a ter um golo cantado nos pés, depois de um lance desenhado por Firmino, mas o avançado egípcio permitiu o desarme de Stankovic que saiu aos seus pés. Na sequência do mesmo lance, o Salzburgo, com uma transição rápida, também esteve muito perto de marcar, com Haaland a rematar às malhas laterais.

No entanto, neste jogo de parada e resposta, o Liverpool fez valer a sua maior eficácia e marcou dois golos num abrir e fechar de olhos. Primeiro numa arrancada de Sadio Mané pela esquerda a culminar com cruzamento para Keita, o trunfo de Klopp, marcar de cabeça. Um golo construído por dois antigos jogadores do Salzburgo, Mané e Keita. O médio guineense nem festejou por respeito à antiga equipa.

Bola ao centro, o Salzburgo ameaçou o empate e, na resposta, a equipa de Anfield voltou a marcar, desta vez por Salah, de ângulo muito fechado, na conclusão de mais uma transição rápida. Em apenas três minutos, as contas deste grupo pareciam fechadas, uma vez que os austríacos estavam obrigados a virar o resultado. Nada impossível, basta recordar que no jogo em Anfield, entre estas mesmas duas equipas, o campeão austríaco perdeu, mas marcou três golos (3-4).

Mas agora o Liverpool estava claramente por cima do jogo, aproveitando o desequilíbrio do adversário para voltar a ameaçar as redes de Stankovic, com destaque para um remate de Henderson.

A verdade é que, com o Liverpool já em fase de gestão, o resultado não voltou a sofrer alterações e os campeões da Europa, apesar de alguns sustos, acabam por passar aos oitavos de final no primeiro lugar do grupo, com mais um ponto do que o Nápoles. Um jogo que acabou com os adeptos austríacos, todos de pé, a aplaudir a equipa.

Jürgen Klopp vai agora mudar o chip para o modo Mundial de Clubes que vai decorrer em Doha, no Qatar, entre quarta-feira e sábado da próxima semana.

Milik faz hat-trick na primeira parte

Entretanto, no San Paolo, o Nápoles fez o que lhe competia diante dos belgas do Genk para não estar dependente do resultado de Salzburgo. A equipa italiana abriu o marcador logo aos três minutos, com um golo de Arkadiusz Milik, e até ao intervalo deixou tudo em pratos limpos, com o internacional polaco a completar um hat-trick com golos aos 26 e 38, este último na conversão de uma grande penalidade.

Com Mário Rui a titular no lado esquerdo da defesa, os italianos geriram depois a vantagem na segunda parte e voltaram a marcar, aos 75 minutos, novamente na conversão de uma grande penalidade, desta feita convertida por Dries Mertens,

Encerradas as contas do Grupo E, Liverpool, com 13 pontos, e Nápoles, com 12, seguem para os oitavos de final da competição, enquanto o sensacional Salzburgo, com 7 pontos, cai para a Liga Europa. O Genk, com apenas um ponto, despede-se da Europa por este ano.

Continue a ler esta notícia

Relacionados