Nobel da Economia: recuperação económica está a ser «anémica» - TVI

Nobel da Economia: recuperação económica está a ser «anémica»

Dinheiro

Joseph E. Stiglitz alerta economia norte-americana e europeia para perigos de nova recessão

Relacionados
O Prémio Nobel da Economia, Joseph E. Stiglitz, não hesita na hora de escolher um adjectivo para classificar a recuperação económica: «anémica». Mais, é preciso uma segunda vaga de estímulos dos Governos para assegurar um crescimento sustentado da economia.

Para Joseph E. Stiglitz, o impulso económico não foi, até à data, suficiente para dar trabalho aos 15 milhões de norte-americanos que não o têm. Esta foi uma das mensagens que quis deixar, numa entrevista à agência financeira Bloomberg.

Os analistas estimam que os EUA tenham perdido 65 mil empregos em Julho. A taxa de desemprego está agora nos 9,6%, mais uma décima do que em Junho, tendo por base a mesma previsão. Na semana passada, aumentaram inesperadamente os pedidos de subsídio de desemprego (mais 19 mil, para 479 mil solicitações).

Mas ainda há mais: a retoma económica abrandou no segundo trimestre, com a economia norte-americana a crescer apenas 2,4%, quando nos primeiros três meses deste ano tinha avançado 3,7%.

O Nobel da Economia não se esqueceu da Zona Euro. Joseph E. Stiglitz alertou para os perigos das medidas de austeridade abrandarem ao ponto de fazerem a Europa a 16 voltar a mergulhar numa recessão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados