Universidade portuguesa nas mais vistas da Web - TVI

Universidade portuguesa nas mais vistas da Web

  • Portugal Diário
  • 16 jan 2007, 10:44

Porto está entre as 100 instituições de ensino superior europeias mais visíveis na internet

A Universidade do Porto (UP) está entre as 100 universidades europeias com maior visibilidade e presença na Internet, de acordo com os dois rankings mundiais mais conceituados, disse esta terça-feira fonte da instituição, citada pela Lusa.

A UP é a universidade portuguesa mais bem posicionada nos rankings de universidades europeias baseados na Internet, ocupando o 96º lugar (269º mundial) no «Webometrics» (www.webometrics.info) e o 55º lugar no «4ICU» (www.4icu.org).

O vice-reitor da UP António Marques realçou que o «4ICU» mede apenas a popularidade (número de visitas) das universidades na Internet, mas o «Webometrics» inclui alguns índices que permitem aferir a quantidade e qualidade dos documentos publicados na Internet.

Num dos quatro critérios do «Webometrics», a visibilidade e quantidade de comunicações científicas acessíveis através do motor de busca «Google Scholar», a UP surge no 19º lugar mundial.

«É claro que todos os rankings são discutíveis», reconheceu António Marques, sublinhando que os próprios autores das classificações alertam para o facto de não estarem a medir a qualidade das instituições, mas apenas a sua presença e popularidade na Internet.

Segundo o vice-reitor da UP, Portugal não aparece nas últimas actualizações dos dois rankings que medem a qualidade das universidades mundiais, o da Universidade Chiao Tung, Taiwan, e o do suplemento do Ensino Superior do diário britânico «Times».

No entanto, António Marques disse esperar que a UP entre brevemente nos tops destes dois rankings, começando a cumprir o objectivo definido pelo novo reitor, Marques dos Santos, de colocar a maior universidade portuguesa entre as 100 melhores da Europa até 2011.

António Marques afirmou que "a tendência também será para subir" nos rankings baseados na Internet, atendendo à relação que a UP tem com a Web.

No «Webometrics», que dentro de algumas semanas deverá anunciar um novo ranking semestral, acompanham a UP no «Top 500 da Europa» as universidades Técnica de Lisboa (123º), de Coimbra (144º), Minho (211º), Nova de Lisboa (217º), Clássica de Lisboa (231º), Aveiro (328º), Évora (411º), Beira Interior (475º) e Algarve (490º).

No último ranking «4ICU», publicado em Dezembro, as cinco universidades portuguesas mais populares na Internet são, por ordem, as do Porto, Coimbra, Técnica de Lisboa, Minho e Nova de Lisboa.
Continue a ler esta notícia