Google disponibiliza notícias e fotos das agências europeias - TVI

Google disponibiliza notícias e fotos das agências europeias

Google

Utilizadores terão também oportunidade de ver cópias dos mesmos artigos

Relacionados
Notícias e fotografias das agências de informação que fazem parte da Agência Europeia de Fotografia (EPA)-entre as quais a Lusa-vão passar a ser disponibilizadas no motor de busca Google News, anunciaram esta terça-feira as duas entidades, refere a Lusa.

O anúncio foi feito na sequência de um acordo para que o motor de busca online passe a incluir os conteúdos da EPA de forma directa.

Isto vai «facilitar as pesquisas dos utilizadores mas também dar reconhecimento aos jornalistas e editoras que trabalham arduamente para dar as notícias de última hora», defendeu o responsável pelos negócios do Google News, Josh Cohen.

Com este acordo, o motor de busca passa a disponibilizar fotos e notícias de oito das 11 agências nacionais de notícias que fazem parte da EPA, incluíndo a agência Lusa, fornecendo um link directo para a fonte dos conteúdos das agências.

«Até agora, o Google News apresentava cópias dos artigos e fotografias das agências através de ligações separadas para vários sites», explicou Cohen, acrescentando que, agora, «o Google News vai poder ligar (o utilizador) directamente ao artigo original na página inserida no Google».

Os utilizadores terão também a possibilidade de ver cópias dos mesmos artigos, onde quer que tenham sido publicados, dando uma oportunidade de ver notícias adicionais, contextualizações e análises de outros órgãos de informação.

«A importância deste acordo é que as agências de notícias passam a ser reconhecidas pelos conteúdos originais que criam e podem ter novas receitas através da divisão de publicidade com o Google», concluiu o presidente da EPA.

As notícias e fotografias da Lusa que serão disponibilizadas no Google News são as do serviço online da agência.
Continue a ler esta notícia

Relacionados