2,7 milhões de euros para áreas protegidas - TVI

2,7 milhões de euros para áreas protegidas

Quinta do Agrinho

Três projectos apresentados pelo ICBN para a região Norte

O Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) apresentou, esta quarta-feira, três projectos que prevêem um investimento (co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) de 2,7 milhões de euros para a gestão de áreas protegidas na região Norte, escreve a Lusa.

O primeiro projecto estabelece 457 mil euros para a criação/implementação de centros de apoio à visitação dos parques da região Norte, prevendo a criação do Centro de Apoio ao Visitante de Miranda do Douro. Este centro vai incluir um miradouro sobre o rio, loja, exposições permanentes e temporárias e um espaço multimédia. O projecto inclui também a sinalização das Áreas Protegidas do Norte (Peneda/Gerês, Montesinho, Douro Internacional, Alvão e Litoral Norte).

O segundo projecto, no montante de dois milhões de euros, visa a valorização das infra-estruturas de turismo de natureza e prevê a recuperação de mais de uma dezena de casas-abrigo distribuídas pelas Áreas Protegidas do Norte. Prevê também a recuperação de vários centros de acolhimento e a criação de outros centros para grandes grupos (aproximadamente 20 pessoas), assim como a valorização dos três parques de campismo do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O terceiro programa, que custará 310 mil euros, destina-se à gestão e monitorização da biodiversidade do Norte de Portugal e perspectiva a concepção e implementação de um sistema de informação da biodiversidade e um pacote de medidas de gestão de espécies e habitats prioritários. O lobo ibérico é uma das prioridades deste projecto.
Continue a ler esta notícia