Jejum de Wolfswinkel: há um ano valia 10 milhões, e agora? - TVI

Jejum de Wolfswinkel: há um ano valia 10 milhões, e agora?

Van Wolfswinkel [Reuters]

Ex-avançado do Sporting marcou apenas um golo em Inglaterra

Relacionados
Ricky Van Wolfswinkel atravessa a pior fase da sua carreira. O ex-avançado do Sporting não marca há sete meses, para desespero dos seguidores do Norwich City. Após um golo na primeira jornada – o único em solo inglês, o holandês não mais encontrou o caminho para as balizas adversárias.

A 23 de março de 2013, o Sporting confirmou a transferência de Wolfswinkel por 10 milhões de euros, num acordo que previa o pagamento de mais 2 milhões mediante variáveis. Porém, se uma das variáveis for o número de golos apontados na Premier League, o registo não é agradável.

Um ano após a oficialização da transferência para o Norwich, o holandês apresenta números modestos em Terras de Sua Majestade. Os 10 milhões não foram na totalidade para os cofres leoninos, já que o clube tinha apenas 35 por cento do passe na altura na transferência (lucrando como tal 3,5 milhões). Porém, o Sporting manteve o avançado nos seus quadros até final da pretérita temporada e ainda recebeu golos em troca. 

 

Os números de Ricky Van Wolfswinkel reforçam a estranheza perante um percurso tão irregular em Inglaterra. Em 2008/09, 8 golos em 34 jogos pelo Vitesse. Na época seguinte, a mudança para o Utrecht e a afirmação plena. 16 tentos em 2009/10, 23 na temporada que antecedeu a transferência para o Sporting.

Em Alvalade, o ponta-de-lança não conseguiu evitar alguns períodos de desconfiança mas respondeu com festejos consecutivos. 25 golos em 47 jogos na época de estreia em Portugal e 20 golos em 2012/13. Logo após o acordo com o Norwich City, completou um hat-trick na visita ao Sp. Braga. A 19 de maio, despediu-se da Liga com um bis (1-4) na visita ao Beira Mar.

Wolfswinkel demonstrou a sua qualidade no campeonato nacional. Porém, o montante envolvido na sua transferência para o Norwich colocou o jogador sob pressão desde a primeira hora. As dúvidas surgiram logo na pré-época mas o holandês respondeu da melhor forma.

Na ronda inaugural da Premier League, a sua equipa perdia em casa com o Everton e o ex-avançado do Sporting apresentou um belo cartão-de-visita. Grande cabeceamento a resgatar um ponto (2-2). Foi o único tento em Inglaterra até ao momento.



O ‘holandês voador’ não marca 17 de agosto de 2013. Ou seja, um registo que se prolonga há mais de sete meses. Neste sábado, na receção ao Sunderland, mais um jogo em branco. No total, 23 aparições com a camisola do Norwich City e apenas um golo.

Chris Hughton, o treinador, nunca perdeu a confiança em Wolfswinkel. O ex-avançado do Sporting foi titular durante sete jornadas mas, em outubro, sucumbiu devido a uma lesão num pé. O regresso a cem por cento foi sendo adiado, com o holandês a aparecer em três jogos como suplente utilizado até surgir no onze a 4 de janeiro de 2014.

Noventa minutos frente ao Fulham, para a Taça de Inglaterra, devolveram a esperança ao jogador e ao seu técnico. «O Ricky está habituado a marcar golos mas infelizmente hoje não conseguiu aproveitar. Ainda assim, foi muito importante para ele ter jogado os 90 minutos. Ele esteve algum tempo de fora e isso é desapontante após o belo início, com um golo muito bom no primeiro dia», disse Hughton.

De qualquer forma, a maré de azar prolongou-se. Mais uma dezena de jogos – metade deles como titular - e Ricky van Wolfswinkel sem direito a festejos.

O holandês esteve sempre em ação e viu-se mesmo envolvido num lance polémico com Yaya Touré. O médio do Man. City pontapeou o adversário no duelo entre as duas equipas e José Mourinho, treinador do Chelsea, alertou para a possibilidade de um castigo com recurso às imagens televisivas. Tal não aconteceu.




Wofswinkel, através do Twitter, defendeu Yaya Touré. Dias mais tarde, a 21 de fevereiro, demonstrou que continua a acompanhar o Sporting. Carrillo partilhou uma imagem do interior do autocarro leonino e o avançado respondeu para lembrar que aquele lugar era seu.



Os adeptos do Sporting, porém, estarão satisfeitos com o rendimento dos novos avançados, Fredy Montero e Islam Slimani. O ‘holandês voador’ procura terminar o seu longo jejum por forma a descolar o rótulo de Flop que o atormenta desde o início da presente temporada. Há um ano, Ricky valia dez milhões de euros. E agora?
Continue a ler esta notícia

Relacionados