Na sequência da aprovação pelo Governo do segundo protocolo modificativo do Acordo Ortográfico, na passada quinta-feira, a Texto Editores lança na próxima sexta-feira dois dicionários e um guia em conformidade com as alterações previstas, informa a agência Lusa.

Segundo a editora, estas edições, a lançar para já apenas em Portugal, «visam dar a conhecer as alterações introduzidas pelo novo acordo ortográfico de 1990».

Serão editados dois dicionários e um guia, o «Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico», o «Novo Grande Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico» e o guia intitulado «Atual - O novo acordo ortográfico - O que vai mudar na grafia do português».

Veja aqui o que muda com o Acordo Ortográfico

Acordo Ortográfico: «boa notícia para o Brasil»

As três publicações contam com a colaboração dos linguistas João Malaca Casteleiro e Pedro Dinis Correia e são as primeiras obras lexicográficas elaboradas segundo a nova forma de escrever português.

O «Novo Grande Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico» integra mais de 250.000 entradas, «constitui uma obra alargada, de luxo, em caixa de dois volumes, de 1.024 páginas cada um», informa a Texto Editores, «esta edição apresenta um aspecto gráfico inovador, com capa em pele branca, títulos gravados em relevo a prata e bronze e num tamanho superior ao habitual».

O «Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico», «de carácter mais utilitário para uso diário em ambiente académico e profissional», inclui 125.000 entradas.

«Atual - O novo acordo ortográfico - O que vai mudar na grafia do português» é, segundo a nota da editora, «um guia acessível e de consulta rápida sobre as principais mudanças no acordo».