As comemorações do primeiro centenário do nascimento de Beatriz Costa arrancam sexta-feira com a inauguração de uma exposição inédita de fotografias e caricaturas da actriz no Museu Municipal Raul de Almeida, em Mafra, de onde era natural, refere a Lusa.

A exposição «Beatriz Costa no primeiro centenário do seu nascimento: fotografias e caricaturas do Museu Nacional do Teatro» reúne uma colecção de meia centena de fotografias que ajudam a traçar a cronologia da vida daquela que foi a uma das precursoras do cinema português.

O espólio procura também retratar a vida de Beatriz Costa ligada ao cinema e ao teatro de revista, onde se notabilizou através das personagens de Alice, a costureira de «A Canção de Lisboa», e a lavadeira Gracinda, de «A Aldeia da Roupa Branca».

Esta mostra dá ainda a conhecer várias fotografias que retratam as vivências de Beatriz Costa no concelho donde era natural e onde deixou obra feita, com a inauguração em 1934 do Cine-Teatro Beatriz Costa na Malveira.

Além do espólio fotográfico, 25 caricaturas acompanham a mostra, procurando trazer à lembrança algumas representações em palco de Beatriz Costa e de personagens que notabilizaram a sua vida artística.

Esta exposição pretende «homenagear uma ilustre mafrense que, nunca renegando as suas humildes origens rurais, reafirmou constantemente as suas ligações afectivas ao concelho», sublinha em nota de imprensa a Câmara Municipal, responsável pelas comemorações.

A exposição, que vai estar patente durante vários meses, assume um carácter itinerante, prevendo-se que em 2008 percorra várias localidades do concelho, dando assim continuidade às comemorações do primeiro centenário do nascimento de Beatriz Costa.

O programa contempla também a exposição «Beatriz Costa vista pelos olhos dos bairristas populares» a ser inaugurada em Dezembro no Museu Popular Beatriz Costa, na Malveira, encenação de peças de teatro, exibição de filmes em que Beatriz Costa contracena e actividades pedagógicas dirigidas às escolas.

Beatriz Costa, pseudónimo de Beatriz da Conceição, nasceu a 14 de Dezembro de 1907 na localidade de Charneca do Milharado, onde passou os primeiros anos da infância.

Acabou por falecer a 15 de Abril de 1996, aos 88 anos de idade, num quarto do sexto andar do hotel Tivoli, em Lisboa.