Governo quer mais sites acessíveis a deficientes - TVI

Governo quer mais sites acessíveis a deficientes

  • Portugal Diário
  • 2 abr 2007, 15:35

Principalmente os da administração pública

A secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, apelou esta segunda-feira em Leiria a uma maior acessibilidade dos sites na Internet para as pessoas com deficiência ou necessidades especiais, noticia a Lusa.

Neste sentido, os sites na Internet devem estar preparados para esses cidadãos, nomeadamente os da administração pública, defendeu a governante, durante uma conferência para apresentação dos resultados dos projectos de inclusão digital dos últimos dois anos.

«Não é de todo legítimo que todos os nossos portais e sites não cumpram a acessibilidade mínima», afirmou Idália Moniz, apelando ainda a uma maior massificação do acesso às novas tecnologias por parte da população deficiente ou com necessidades especiais.

«Os projectos de inclusão digital trouxeram e trarão vantagens» quer nas instituições que os promoveram mas também porque «mudou a realidade quotidiana de um mundo de pessoas», afirmou. Para a secretária de Estado, os projectos de inclusão digital ajudam a colocar quem tem necessidades especiais «num patamar de igualdade de acesso» com o resto da sociedade.

Por outro lado, «a realidade portuguesa não é muito diferente dos parceiros europeus nesta matéria», considerou Idália Moniz, que comparou as dificuldades no acesso às novas tecnologias com as barreiras arquitectónicas existentes nas cidades.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE