A Aston Martin revelou agora alguns dos seus segredos relativamente ao motor do seu hiperdesportivo Valkyrie.
A marca britanica veio deixar claro que se trata de um bloco desenvolvido em parceria com a Cosworth, um V12 com 6,5 litros atmosférico, que é uma peça de arte capaz de alcançar 11.100 rpm e 1000cv de potência e que conta com um peso de 206kg.
O binário máximo é de 740 Nm às 7000 rpm e para aumentar a performance do Valkyrie, o bloco da Cosworth vai contar com um sistema híbrido com baterias, que irá adicionar potência, binário e redução de consumos e emissões, não tendo sido ainda revelado quanto é que o sistema híbrido vai aumentar à potência do Valkyrie.
O motor produzido em parceria com a Cosworth vai ter muitas semelhanças com aqueles que são utilizados na Fórmula 1, tendo sido produzido a partir de peças com especificações da F1 e utiliza materiais como o titânio.
As peças internas deste motor foram forjadas a partir de blocos maciços de metal, como é o caso da cambota que foi produzida a partir de uma barra de aço sendo moldada a partir dai.
Andy Palmer, o CEO da Aston Martin, revelou que este motor é uma verdadeira peça de joalharia. “Para aqueles que gostam do barulho de motores, um V12 atmosférico é o auge absoluto. Nada soa melhor que um motor de combustão interna. Apesar dos desafios aparentemente intransponíveis que pareciam tornar impossível este desfecho, nunca foi admitido que o Valkyrie fosse equipa com outro tipo de motor. O resultado é um motor extraordinário que duvido que que jamais venha a ser superado”.
Desta forma o Aston Martin Valkyrie prepara-se para destronar por larga margem o atual mais potente motor aspirado dos carros de estrada: o 6.5 litros V12 do Ferrari 812 Superfast, que debita 800 cv de potência.