PB18 e-tron: a radical máquina de condução da Audi - TVI

PB18 e-tron: a radical máquina de condução da Audi

  • Redação Autoportal
  • 28 ago 2018, 16:52

Concept inspirado em Le Mans foi concebido para pista e estrada

A Audi apresentou em Pebble Beach, na Califórnia, EUA, o PB18 e-tron, concept elétrico cuja criação bebeu nas vitórias em Le Mans da marca dos anéis. A designação ‘PB18’ cruza a estreia feita em Pebble Beach e o ADN partilhado com o LMP1 Auri R18 e-tron.

Com a “dinâmica” e a “emoção” no “topo da lista das suas especificações”, o Audi PB18 e-tron desenhado no estilo «shooting break» foi feito para ser uma “máquina radical de condução para pista e estrada”.

“Parâmetros como a poder de propulsão, a aceleração lateral e a ergonomia perfeita determinam cada pormenor. E a orientação do condutor está numa dimensão completamente nova”.

O lugar do condutor e o cockpit estão integrados num monocoque interior que pode ser deslocado lateralmente. Quando estiver a guiar sozinho, o condutor pode ter o monocoque posicionado no centro como um monolugar, numa pista.

Deslocando o monocoque para o lado para uma condução de dia a dia, o PB18 e-tron abre espaço para um passageiro com a colocação de um banco.

Com o centro de gravidade entre os bancos e o eixo traseiro, o corpo mistura o alumínio, o carbono e outros compostos de características leves para um peso máximo de 1.550 kg. Tem 4,53 m de comprimento e 2 m de largura subindo até aos 1,15 m de altura com uma distância entre eixos de 2,70m.

A carga da bateria de 95kWh permite uma autonomia de 500 km no ciclo WLPTP. Preparado para carregamentos com uma voltagem de 800 volts, a bateria do PB18 e-tron pode ser carregada totalmente em cerca de 15 minutos. E também poder ser carregado por indução (sem fios) com o Audi Wireless Charging

O difusor traseiro pode ser rebaixado mecanicamente para aumentar a pressão aerodinâmica, assim como o spoiler traseiro pode ser estendido com o mesmo fim. À frente, os faróis de alta potência receberam a tecnologia dos carros de Le Mans que precisam de toda a visibilidade a 300 km/h; assim como a suspensão teve como modelo a do Audi R18 e-tron quattro Le Mans.

Três motores elétricos – um à frente e dois atrás, com potências respetivas de 150 kW para o eixo dianteiro e 350 kW para o traseiro – dão um total de 670 cv (500 kW) de potência. Com um binário de 830 Nm, a aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em pouco mais de 2 segundos.

Na união em entre performance e eficiência, o PB18 e-tron recupera energia enquanto está em andamento. Em travagens ligeiras, são os motores elétricos os responsáveis por desacelerar o carro; os travões hidráulicos só entram em ação nas travagens mais a fundo.

Entre outras características, o Audi PB18 e-tron tem uma bagageira com capacidade para 470 litros ou um cockpit programável para condução em pista ou na estrada, onde o condutor pode ativar um controlo máximo automático de velocidade.

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