A Mercedes revelou esta terça-feira em Estocolomo, na Suécia, o novo SUV EQC , o primeiro veículo da casa germânica a ser lançado sob a marca EQ e com o qual a Mercedes inicia a ofensiva para conquistar mercado à Tesla no domínio dos veículos premium 100% elétricos.
Com o seu design claro e detalhes em cores típicas da marca, este novo SUV é pioneiro num visual elétrico de vanguarda, representando o idioma de design de luxo progressivo. No que diz respeito à qualidade, segurança e conforto, o EQC é o Mercedes-Benz entre os veículos elétricos, altamente convincente na soma dos seus atributos, que são também acompanhados por um desempenho dinâmico, graças a dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro com uma potência combinada de 300 kW (408cv).
Uma estratégia operacional sofisticada permite que a este SUV da Mercedes um alcance elétrico de mais de 450 km de acordo com o NEDC (dados provisórios).
Em virtude das suas proporções, o EQC é classificado como um SUV. A linha de tejadilho alargada e o layout das janelas com uma cintura baixa e a traseira coupé posicionam o EQC entre um SUV e um SUV coupé.
Uma característica marcante na frente é a grande superfície do painel negro que envolve os faróis e a grelha. Pela primeira vez, o painel preto é delimitado no topo por uma fibra ótica, como uma ligação visual entre as lâmpadas de circulação diurna tipo-lanterna, sendo esta uma característica típica da Mercedes-Benz. À noite, cria uma faixa de luz horizontal quase ininterrupta. As caixas internas e os tubos dos faróis MULTIBEAM LED estão personalizadas em preto de alto brilho. Os contrastantes tons de cor confirmam discretamente a associação do modelo à nova família EQ: listas azuis em fundo preto e lettering MULTIBEAM também em azul.
O interior de alta qualidade do EQC também é pioneiro num visual eletrónico de vanguarda. Um exemplo é o contorno nervurado do painel de instrumentos, que se assemelha às nervuras de refrigeração de um amplificador hi-fi. O painel de instrumentos é projetado como um cockpit orientado para o condutor. Um dos principais destaques visuais do cockpit são as saídas de ar planas com abas coloridas em rosé-dourado.
Como o primeiro modelo da Mercedes-Benz a ser lançado sob o novo produto e tecnologia da marca EQ, o EQC apresenta um novo desenvolvimento de sistema de tração com transmissões elétricas compactas em cada eixo. Estes dão ao EQC as características de condução de uma tração integral.
Para reduzir o consumo de energia e aumentar o dinamismo, as transmissões elétricas são configuradas de maneira diferente: o motor elétrico frontal é otimizado para a melhor eficiência possível no intervalo de carga média a baixa, enquanto o traseiro determina o dinamismo. Juntos, geram uma potência de 300 kW (408cv) e um máximo de 765 Nm.
Os engenheiros da Mercedes-Benz aprimoraram o conforto sonoro em diversas medidas. No EQC, os motores são isolados por montagens de borracha em dois pontos: onde o motor se conecta ao chassis e onde o chassis se conecta à carroçaria. Este isolamento efetivo é complementado com medidas de isolamento. Como resultado, o interior do EQC é extremamente silencioso.
A bateria de iões de lítio, com 80 kWh (NEDC), fornece energia ao veículo. O consumo de energia e a autonomia dos veículos elétricos dependem muito do estilo de condução. O EQC admite cinco programas de condução, cada um com características diferentes: COMFORT, ECO, MAX RANGE, SPORT e ainda um programa adaptável individualmente. Nos modos de condução mais económicos, o EQC estimula o motorista a economizar energia. O condutor também é capaz de influenciar o nível de recuperação usando os comandos do volante.
O sistema ECO Assist oferece ajuda ao condutor por exemplo, alertando quando é apropriado desacelerar, apresentando dados de navegação, reconhecimento de sinais de trânsito e informações dos assistentes de segurança inteligentes (radares e câmaras).
A Mercedes já fez saber que produção do EQC terá inicio em 2019 na fábrica da Mercedes-Benz em Bremen. O novo EQC será integrado à produção em série contínua como um veículo totalmente elétrico. Em paralelo, a produção de baterias próprias para o EQC vai decorrer na fábrica de baterias expandidas em Kamenz (perto de Dresden).
O novo SUV elétrico da Mercedes vai chegar ao mercado no próximo ano e terá um preço equivalente ao do SUV GLC com motores de combustão.
Dados técnicos
Emissões de CO2 |
0 g/km |
Consumo de energia (NEDC) |
22.2* kWh/100 km |
Autonomia (NEDC) |
Mais de 450* km |
Sistema de Direção |
2 motores assíncronos, tração às quatro rodas |
Potência em kW (cv) |
300 kW (408 cv) |
Binário máximo |
765 Nm |
Velocidade máxima |
180 km/h (limitada) |
Aceleração 0-100 km/h |
5.1 s |
Bateria |
Iões de Lítio |
Potência Bateria (NEDC) |
80 kWh |
Peso da bateria |
650 kg |
Comprimento / largura (com espelhos) / altura |
4,761/1,884 (2,096)/1,624 mm |
Largura dos eixos (FR/TR) |
1,625/1,615 mm |
Distância entre eixos |
2,873 mm |
Capacidade da bagageira |
ca. 500 l |
Peso vazio/Peso bruto/Carga útil |
2,425*/2,930/505 kg |
Peso max. reboque (12 %) |
1,800 kg |