G20 devem agir com «urgência» - TVI

G20 devem agir com «urgência»

Barack Obama em Londres

Obama e Brown concordam que são precisas regras para o sistema financeiro e é urgente tirar o mundo da recessão

Relacionados
O presidente norte-americano e o primeiro-ministro Gordon Brown afirmaram que o G20 devem concordar em regras para o sistema financeiro e ajudar a tirar o mundo da recessão, avança a CNN.

Os dois líderes reuniram-se durante duas horas em Londres esta quarta-feira, na véspera da cimeira do G20.

Na conferência de imprensa, posterior ao encontro, Brown e Obama pediram unidade no combate à crise.

Há «enorme consenso» sobre medidas para crise

O presidente norte-americano agradeceu ao primeiro-ministro britânico pela sua liderança na crise económico, afirmando que Brown mostrou uma extraordinária energia ao lançar as fundações para o G20.

Obama disse ainda, durante a conferência de imprensa, que todos os que participam na cimeira devem agir com «urgência»: «A economia está agora tão ligada que nós só podemos trabalhar em conjunto».

«Estamos empenhados em fazer o que for preciso, em conjunto com o Reino Unido, para estimular o crescimento económico e a procura», disse Obama. O norte-americano afirmou ainda que são precisas «regras para o sector financeiro de forma a prevenir que a actual situação se repita».

Gordon Brown aproveitou a conferência de imprensa para dizer que é preciso ajudar os que mais sofreram com a crise económica. Durante a Grande Depressão foram precisos anos para que os países reagissem. Mas neste momento, os governos agiram em meses.

Brown frisou o que tinha sido já avançado por Obama, acrescentando que é preciso que todos os países do G20 concordem em criar novas regras para o sistema financeiro.

A cooperação internacional tem de ser estimulada para apoiar o crescimento e o proteccionismo deve ser rejeitado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados