Novo aeroporto regional de Fátima vai custar 80 milhões - TVI

Novo aeroporto regional de Fátima vai custar 80 milhões

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Verba recuperável em 30 anos, diz estudo

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O futuro aeroporto regional de Fátima vocacionado para aviões de média dimensão vai custar 80 milhões de euros, uma verba recuperável em 30 anos, refere um estudo técnico divulgado esta segunda-feira, a que a agência «Lusa» teve acesso.

Na apresentação do relatório preliminar do estudo de viabilidade desta infra-estrutura, Rogério Pedro, director regional da empresa de consultoria Proplano, explicou que a nova pista é «técnica e financeiramente viável», mas o prazo de execução irá depender do tipo de apoios estatais.

O projecto será candidato a fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) mas, mesmo sem qualquer apoio, o investimento será recuperado em 33 anos, disse este responsável.

Duas hipóteses de ampliação

Em cima da mesa estão duas hipóteses de ampliação da actual pista, com cerca de 1.500 metros para 2.400 de modo a receber aviões de médias dimensões, como o Airbus 320 ou o Boeing 737, com capacidade até 170 lugares.

Uma é mais simples, ampliando a actual pista, mas um dos limites ficará demasiado próximo da serra de Aire, um constrangimento técnico que irá dificultar a aproximação sul das aeronaves.

Outra das soluções, que é a defendida pela Proplano, é a construção de uma nova pista-aproveitando apenas metade da actual-ampliando a infra-estrutura existente para norte, e afastando-a dos cabeços serranos.

A futura pista teria uma dimensão semelhante à de Faro, capaz de acolher tráfego low-cost e voos charters, estimando-se um «horizonte de um milhão de passageiros por ano».

Para o coordenador do grupo de estudo técnico, Álvaro Órfão, existe «mercado» para esta infra-estrutura, faltando agora garantir «viabilidade política» para o projecto, com apoios comunitários, mas também «parcerias financeiras» de privados.
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