China deverá ultrapassar EUA e tornar-se a maior economia mundial - TVI

China deverá ultrapassar EUA e tornar-se a maior economia mundial

Índia já deverá ter ultrapassado o Japão

Relacionados
A China deverá ultrapassar os Estados Unidos e passar a ser a maior economia do mundo nos próximos anos e a Índia já deverá ter ultrapassado o Japão, sendo agora a terceira maior economia global, segundo a OCDE, nota a Lusa.

De acordo com o Economic Outlook, publicado esta manhã pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no início da década de 2030, o Produto Interno Bruto (PIB) combinado do Brasil, da Rússia, da Índia, da Indonésia, da China e da África do Sul (BRIICS) deverá igualar o PIB conjunto das atuais economias que compõem a Organização. Atualmente, o produto dos BRIICS corresponde a apenas metade do dos países da OCDE.

Nas suas perspetivas de longo prazo, a OCDE estima que, até 2060, o PIB per capita deverá aumentar mais de oito vezes na Índia e cerca de seis vezes na Indonésia e na China, respetivamente, ao passo que deverá apenas duplicar nos países de alto rendimento que integram a instituição liderada por Angel Gurria.

No entanto, o produto dos países de baixo rendimento vai continuar a estar bastante abaixo do dos que têm rendimentos elevados: o PIB per capita (tendo em conta a paridade do poder de compra) do Brasil, da Índia e da Indonésia deverá ser equivalente a apenas 30 a 40% do produto dos Estados Unidos em 2060.

Neste sentido, os países emergentes geralmente designados por BRICS, que inclui o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul vão crescer, em média, 4,3% este ano, acelerando para os 5,3% em 2014.
Continue a ler esta notícia

Relacionados