«Há um erro de política» económica, diz PSD - TVI

«Há um erro de política» económica, diz PSD

Manuela Ferreira Leite na Universidade de Verão

Ferreira Leite disse esperar que o Governo aproveite o Orçamento do Estado para 2009 para diminuir o endividamento do Estado

Relacionados
A presidente do PSD defendeu esta terça-feira que «há um erro de política» económica e disse esperar que o Governo aproveite o Orçamento do Estado para 2009 para diminuir o endividamento do Estado e fomentar a poupança, noticia a Lusa.

Em conferência de imprensa, na sede nacional do PSD, em Lisboa, Manuela Ferreira Leite defendeu, a propósito da crise do sistema financeiro, que «é essencial, inadiável e urgente que se revejam as prioridades da política económica» porque «há um erro de política nessa matéria».

«O Governo tem agora grande oportunidade com a apresentação do orçamento, tema a possibilidade e grande oportunidade de alterar a política económica», acrescentou a presidente do PSD, referindo-se ao orçamento para o próximo ano.

Segundo Manuela Ferreira Leite, a política económica que o Governo tem seguido «é no sentido de o Estado se endividar cada vez mais, que é exactamente o contrário do que deve ser feito neste momento».

No Orçamento do Estado para 2009 é preciso que «o Estado não retire para si uma parcela do crédito que é absolutamente essencial às empresas e às famílias», defendeu Ferreira Leite, argumentando que «enquanto não o fizer ou fazendo o contrário o crédito torna-se mais escasso para as empresas e para as famílias e por esse motivo aumenta o preço».

Para a presidente do PSD, perante a crise financeira «é necessário tomar todas as medidas para fomentar a poupança, exactamente porque o sistema financeiro precisa de poupança para ser canalizada para investimentos de risco».

«Não é com certeza com medidas como as que foram tomadas em relação aos certificados de aforro que se fomenta neste país a poupança», criticou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados