Sócrates: verbas para Estradas de Portugal estão no Orçamento - TVI

Sócrates: verbas para Estradas de Portugal estão no Orçamento

O primeiro-ministro garante que as verbas destinadas à Estradas de Portugal estão no Orçamento do Estado para 2008.

«Isto está tudo no Orçamento, nada saiu deste Orçamento», disse José Sócrates, referindo-se às verbas destinadas à empresa Estradas de Portugal.

No debate sobre o Orçamento para o ano que vem, o líder do Executivo foi interpelado sobre o futuro da empresa e respondeu que «existe uma empresa pública, que vai passar a SA, mas de capitais inteiramente públicos». Ou seja, a empresa continuará a ser pública, embora haja uma alteração da sua natureza.

Sobe a privatização da empresa, limitou-se a dizer que «não temos nenhum plano para essa privatização», embora tenha admitido que «existe essa possibilidade, se for atraente». Quanto ao polémico prazo de concessão, de quase cem anos, José Sócrates garantiu que «ainda nem sequer foi definido o prazo para a concessão».

Assim, onde a oposição vê desorçamentação, o Governo vê «transparência no financiamento do sistema rodoviário, que virá directamente de um imposto de circulação rodoviária».

Recorde-se que é intenção do Governo afectar uma parte da receita com Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) ao financiamento das Estradas de Portugal.
Continue a ler esta notícia