Como se corta 6 mil milhões ao défice? - TVI

Como se corta 6 mil milhões ao défice?

  • Redação
  • Isabel Loução Santos, TVI
  • 12 out 2011, 21:34

Valor é quase 8 vezes superior ao corte no subsídio de Natal. Passos avisa que este será o Orçamento mais difícil de que há memória

Relacionados
Passos Coelho já tinha avisado que o Orçamento do próximo ano será o mais difícil de que há memória. E os números deixam claro o impacto da tarefa.

No total, é preciso reduzir em mais de 6 mil milhões de euros o défice público em 2012. E para ter uma ideia da grandeza, este valor é quase 8 vezes superior a uma das medidas mais duras impostas aos portugueses: o corte no subsídio de Natal representa uma receita de 800 milhões de euros.

Para já, entre o que foi anunciado pelo Governo e o que está previsto pela troika, não chega sequer a percorrer metade da corrida contra o défice: somando 800 milhões de euros de corte na saúde, 600 milhões na Educação, 300 milhões nas prestações sociais e nos benefícios fiscais e 400 milhões de subida do IVA, chega-se a um corte de 2 mil milhões.

Junta-se os 1000 milhões de euros de cortes nas despesas do Estado e nas empresas públicas aos 500 milhões de euros de redução no investimento público, e o défice poderá ser reduzido em cerca de 3500 milhões de euros, o que não chega a metade do esforço total.

Num ano de recessão, e de potencialmente menor receita fiscal, é por isso que o Orçamento do próximo ano não deixará, certamente, de ficar na memória, como avisou o primeiro-ministro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados