Ban Ki-Moon quer um «New Deal Verde» - TVI

Ban Ki-Moon quer um «New Deal Verde»

Ban Ki-Moon em Poznan

Secretário geral da ONU pede liderança forte à Europa e aos Estados Unidos

Relacionados
O secretário geral das Nações Unidas quer um « New Deal Verde» para reduzir o aquecimento global do Planeta. A proposta de Ban Ki-Moon surgiu esta quinta-feira no discurso de lançamento dos dois últimos dias da conferência da ONU sobre alterações climáticas, em Poznan, na Polónia.

Estes serão os dois dias em que se espera passar de um certo impasse (que tem marcado as negociações) às acções, coincidindo com os dois dias do Conselho Europeu em Bruxelas quando os países da União Europeia (UE) vão também discutir a proposta da Comissão Europeia para o período entre 2012 e 2020.

Em Poznan, os 189 países presentes têm como missão definir metas concretas para serem aprovadas em 2009, em Copenhaga, para o período que se segue ao Protocolo de Quioto (2008-2012). Foi o que Ban Ki-Moon pediu a cerca de 100 ministros do Ambiente que esta quinta-feira já estiveram na Polónia.

ONU ameaça com insucesso da conferência de Poznan

«Temos de nos comprometer outra vez com a urgência desta causa», disse o secretário geral da ONU citado pela agência Reuters frisando que não pode haver desvio do compromisso de um futuro com baixas emissões de carbono».

Estes são tempos também de recessão além de crise climática e Ban Ki-Moon aproveita a conjuntura para estimular a acção no combate aos dois problemas: «A crise económica, sim, é séria. Mas quando chega às alterações climatéricas as apostas ainda são mais altas. A crise climática afecta a nossa prosperidade potencial e a vida das pessoas tanto agora como no futuro.»

«Enfrentamos ao mesmo tempo duas crises: as alterações climáticas e a economia global. Mas estas crises apresentam-nos uma grande oportunidade: uma oportunidade de enfrentarmos os dois desafios em simultâneo», apontou o secretário geral destacando que a crise financeira pede um «estímulo massivo» e que essa injecção de dinheiro pode em «grande parte» ser feita como um «investimento num futuro verde».

Comissário europeu garante acordo em Bruxelas

Aquecimento global é «matéria de segurança nacional» para Obama

«Precisamos de um New Deal Verde», afirmou Ban Ki-Moon em comparação com o progragam com que F. D. Roosevelt nos anos '30 respondeu à Grande Depressão nos Estados Unidos. E a mensagem desta proposta é clara. «O que precisamos hoje é de liderança», garantiu ao mesmo tempo que revelou as grandes esperanças que deposita na UE e na administração de Barack Obama.
Continue a ler esta notícia

Relacionados