Criação da PT Portugal é um acto de gestão corrente da PT - TVI

Criação da PT Portugal é um acto de gestão corrente da PT

PT

A criação da PT Portugal, a holding que incorpora a fixa PT Comunicações e a móvel TMN, foi um acto de gestão corrente da Portugal Telecom (PT), disse Henrique Granadeiro, chairman e CEO da PT.

Relacionados
Acrescentou que a criação da PT Portugal se tratou de uma «reestruturação societária» que pode ser desfeita se, em caso de OPA, os novos accionistas o desejarem.

A Sonaecom quer que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) peça esclarecimentos à PT sobre a criação da PT Portugal, considerando que a administração violou a gestão normal a que está obrigada, na sequência da OPA.

«Podíamos fazê-lo porque é um acto de gestão corrente, com impacto nulo no perímetro patrimonial, impacto nulo na conta de exploração e na situação líquida», disse Henrique Granadeiro, em declarações exclusivas à «Reuters».

«Não há qualquer mais valia decorrente desta operação e os efeitos fiscais são neutros», adiantou.

Henrique Granadeiro disse que a PT limitou-se a seguir uma «tendência do mercado», criando um modelo organizativo adequado «às actuais tendências do mercado, nomeadamente pelo crescente movimento de convergência fixo-móvel».

«Se a OPA tiver sucesso e os novos accionistas entenderem que o modelo organizatico que está a ser adoptado pelos nossos congéneres não é o que melhor serve os seus objectivos eles podem desfazer, sem problema, a operação», disse Granadeiro.

Granadeiro concluiu que este não é de facto um problema «é uma núvem de fumo para desviar as atenções do verdadeiro problema que é a participação da France Telecom».

A Sonaecom anunciou, a 6 de Fevereiro, o lançamento de uma OPA sobre o capital da PT, oferecendo 9,5 euros por cada acção e cinco mil euros por cada obrigação convertível, o que avalia a telecom em cerca de 11,1 mil milhões de euros.

Anunciou, também, outra oferta sobre a PTM, com uma contrapartida de 9,03 euros por acção.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE