Paulo Rangel nasceu em 1968. É, desde 2009, Deputado ao Parlamento Europeu, Chefe da Delegação Portuguesa do PSD e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PPE com os pelouros das relações com os Parlamentos nacionais e da Estratégia de Comunicação. Foi líder parlamentar do PSD em 2008-2009, Deputado à Assembleia da República de 2005 a 2009 e Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Justiça do XVI Governo Constitucional.
É advogado de profissão, sócio da Cuatrecasas-Gonçalves Pereira, e dirige atualmente o escritório do Porto. É docente da Faculdade de Direito da Universidade Católica no Porto, onde leccionou Direito Administrativo e Direito Constitucional e onde presentemente rege a cadeira de Ciência Política. É também, desde 2011, docente do MBA Executivo da University of Porto Business School.
De entre os inúmeros escritos científicos e académicos que publicou, destacam-se dois livros: "Repensar o Poder Judicial", de 2001, e "O Estado do Estado", de 2009. Em 2010 publicou um livro de reflexão política: "Uma Democracia sustentável" onde reúne 10 anos de textos escritos sobre temas institucionais, de justiça, de políticas sociais, de coesão territorial e de estratégia europeia e global.
Em 1989, recebeu o Prémio René Cassin no quadro do Conselho da Europa e, em 2009, foi-lhe atribuída, pelo Presidente da República Federal Alemã, a Grã-Cruz com Estrela da Ordem do Mérito.
É ainda Director da Associação Comercial do Porto e, desde 2009, membro eleito do Conselho de Administração da Fundação Robert Schuman, um espaço de reflexão e acção política europeia, presidido por Jacques Santer. Em 2010 participou, a convite do Dr. Francisco Pinto Balsemão, nos encontros de Bilderberg.