"Costa é a pessoa que está melhor posicionada para liderar o PS" - TVI

"Costa é a pessoa que está melhor posicionada para liderar o PS"

    Fernando Medina
  • Élvio Carvalho
  • 6 out 2015, 23:11
Fernando Medina diz que crise de refugiados "é uma vergonha para a Europa"

Comentário de Fernando Medina na 21ª Hora da TVI24

O comentador da TVI, Fernando Medina, considerou, esta terça-feira, que apesar do PS ter perdido as eleições de domingo, o partido vai ter um papel fundamental no futuro Governo, uma vez que os restantes partidos à esquerda não têm força “para jogar”.

No seu comentário semanal na 21ª Hora, o presidente da Câmara de Lisboa disse, ainda, que António Costa deve continuar à frente do Partido Socialista, pois é a “pessoa melhor posicionada” para conduzir o PS nesta altura de incerteza.

“António Costa não ganhou as eleições, mas paradoxalmente vai ter uma posição central no sistema político português. É a pessoa que está melhor posicionada para liderar o partido nestas circunstâncias e acho que estes resultados colocam o Partido Socialista numa posição central. Primeiro, porque o Governo não tem maioria absoluta, em segundo porque a extrema-esquerda mesmo tendo subido, não tem poder para nenhuma decisão relevante em sede parlamentar. (…) O único elemento que tem força para jogar [é o PS].”


Fernando Medina colou os socialistas às características que Cavaco Silva considerou fundamentais para um Governo estável, com a um fator adicional: é o único partido que cumpre os requisitos e tem uma política económica e social alternativa à do último Governo.
 
“O PS vai ter um grande desafio, que é também uma grande oportunidade: afirmar a especificidade do Partido Socialista no panorama político português. A especificidade de ser um partido europeísta, dentro da Europa, dentro da moeda única e respeitador dos tratados, e em simultâneo um partido que tem uma política económica e social alternativa”.
Continue a ler esta notícia