"Global": "É um bocado irritante como Bruxelas trata os cidadãos como débeis mentais" - TVI

"Global": "É um bocado irritante como Bruxelas trata os cidadãos como débeis mentais"

    Paulo Portas
  • VC
  • 23 dez 2018, 20:33

Paulo Portas analisa os "dois pesos e duas medidas" da Comissão Europeia em relação aos défices de França e Itália e, ainda, as demissões no governo de Trump, a retirada dos EUA da Síria, a subida das taxas de juro e os 40 anos da abertura da China ao mundo

Paulo Portas defende que "às vezes é um bocado irritante como Bruxelas trata os cidadãos como débeis mentais". No programa "Global" deste domingo aludiu com isto à posição da Comissão Europeia perante os défices previstos por França e Itália para 2019, constatando que houve "dois pesos e duas medidas".

O problema do défice e da dívida de Itália e França são sérios e tendem a agravar-se".

Em análise, estiveram ainda as demissões recentes no governo de Donald Trump, "uma coisa assombrosa que não é propriamente de inspirar confiança", e ainda o anúncio indicativo do presidente dos Estados Unidos sobre a retirada de tropas da Síria, a "desgraça da nossa vida contemporânea".

Acho que já toda a gente percebeu que não é possível vencer Assad".

Houve tempo também, ainda a propósito dos Estados Unidos, de comentar a subida dos juros anunciada pela reserva federal norte-americana anunciou subida dos juros, por contraposição ao que se passa na Europa. Há uma explicação, segundo o comentador da TVI.

No final do programa, Paulo Portas destacou que passaram na última semana os 40 anos da abertura da China ao mundo e contou uma pergunta que lhe fez um aluno seu. Uma pergunta "simples", mas "difícil".

Veja mais nos vídeos associados a este artigo.

 

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos