“Pode haver uma coligação negativa PS-PCP-BE” - TVI

“Pode haver uma coligação negativa PS-PCP-BE”

    Marcelo Rebelo de Sousa

Comentário de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI

Marcelo Rebelo de Sousa disse, este domingo, na TVI, que pode haver uma coligação PS, com viabilização do PCP e do Bloco de Esquerda, no Governo de Portugal. Comentando a sondagem à boca das urnas de que Pedro Passos Coelho vence as eleições legislativas deste domingo, o antigo líder do PSD afirmou que a projeção da TVI aponta para uma maioria absoluta da Coligação Portugal à Frente (PàF), mas que há outro cenários possíveis.

“As dúvidas que tanta polémica provocaram tinham razão ou não tinham razão? A coligação fica na maioria absoluta ou perto da maioria absoluta com uma margem grande em relação ao Partido Socialista, legitimando portanto a ideia de um Governo da Coligação? Ou a proposta alternativa, apresentada na ponta final da campanha por António Costa e há uma proximidade muito grande e que significa que pode haver uma coligação negativa PS com viabilização PCP-Bloco de Esquerda num Governo de Portugal?”, questionou Marcelo Rebelo de Sousa.


Comentando a reação do PS, pela voz de Duarte Cordeiro, às projeções que dão a vitória à PàF nas eleições legislativas, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou: "O PS faz a leitura de que há uma maioria desfavorável à PàF, é a tal leitura: ‘não tendo maioria absoluta, fazemos nós o Governo’.”

Questionado sobre se António Costa se mantém no PS ou se opta por se demitir, caso os resultados eleitorais confirmem a derrota do PS, Marcelo Rebelo de Sousa aponta para uma continuidade do atual líder socialista.

“Esta declaração [de Duarte Cordeiro] vai na linha de António Costa resistir e entender que tem condições de vir a ser primeiro-ministro”, afirmou.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE