Carlos Carvalhal já não era deste campeonato - TVI

Carlos Carvalhal já não era deste campeonato

Carlos Carvalhal

Opinião

Tirambaço: substantivo masculino; Chute violento em direção ao gol (Brasil)

Surpreendente.

Carlos Carvalhal está de volta à liga portuguesa e isso é uma boa notícia.

Surpreendente e positiva, portanto. Ninguém estaria à espera que, nesta fase da carreira, Carvalhal voltasse. A começar por ele próprio, pois não escondeu que queria continuar no Reino Unido.

Apesar disso, Carvalhal aceitou regressar e isso acarreta pontos bons para o campeonato. O primeiro é a mais-valia que ele vai trazer como técnico. Carvalhal passou os últimos anos fora, viveu experiências em outras latitudes, evoluiu e tornou-se melhor porque, conforme o próprio diz, não é o mesmo treinador agora do que quando chegou ao Sporting. 

E aí é preciso inserir um parágrafo. A imagem de Carvalhal ficou, por cá, algo vincada a essa passagem por Alvalade como a de Paulo Fonseca, por exemplo, ficou ligada à época no FC Porto. Ambos tinham competência suficiente para assumir dois dos três cargos mais importantes no futebol português. O momento dos dois emblemas foi um problema, no entanto.

O Sporting foi mesmo o último clube que Carvalhal treinou em Portugal e foi necessário um trabalho fantástico em Sheffield, uma quantidade enorme de bom humor em Swansea e o conhecimento profundo que mostrou em programas de TV - esteve em vários e, tal como aconteceu com Vítor Pereira, foram vitais para se mudar aquela perceção. E ela mudou mesmo, daí a surpresa da contratação.

Ora, se a vinda de Carvalhal para a Liga é positiva porque a enriquece futebolisticamente, também é benéfica pelo sinal que o próprio Rio Ave dá. Que um clube sem as posses de um dos três grandes ou do Sp. Braga consegue convencer alguém com o currículo de um técnico que chegou à Premier League.

Como em tudo o que é futebol, os resultados julgam clube, treinador e até quem comenta. São riscos que se correm e Carvalhal corre o risco de voltar a uma Liga que de simpática tem muito pouco, sobretudo para aqueles que lhe são diferentes na postura.

Pelo que se viu nos últimos tempos, Carvalhal já não era deste campeonato. Muito menos de um campeonato de Benfica, FC Porto, Sporting, Sp. Braga para baixo.

Surpreendente, pois claro. E ainda bem.

O Tirambaço é um espaço de opinião do jornalista Luís Pedro Ferreira. Pode segui-lo no Twitter.
 
Continue a ler esta notícia