"Não se consegue negociar com os gregos" - TVI

"Não se consegue negociar com os gregos"

    Paulo Almoster
    Editor de Economia na TVI e TVI24.

Primeiro-ministro grego enviou nova carta aos credores, cedendo em vários pontos. Mas acordo ainda pode estar longe

Relacionados
Paulo Almoster, editor de Economia da TVI, considera que apesar da “aparente aproximação” entre a proposta grega e as exigências dos credores e parceiros europeus, “já existem reações” a indicar que “dificilmente será aceite” a nova posição da Grécia.

“Isto é uma confusão”, explica Paulo Almoster, que acrescenta ser compreensível a posição dos alemães quando alegam que “não se consegue negociar com os gregos, porque eles hoje dizem uma coisa e amanhã dizem outra”.


De alguma forma, parece claro, ao editor de Economia da TVI que “os gregos estão a jogar com o pânico que a Grécia saia do euro” e, por isso, “estão a fazer um jogo perigosíssimo”.

Sobre o que está agora em cima da mesa, Paulo Almoster considera que a questão das pensões poderá ser o ponto mais facilmente aceite. Já que o Governo da Grécia aceita um corte nas pensões, apenas pedindo para "que não seja tão imediato como os parceiros querem".

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, enviou uma carta ontem à noite uma carta aos credores. Na missiva revelada pelo jornal "Financial Times", o Chefe de Estado grego aceita quase todas as exigências dos credores, propondo apenas algumas alterações, como o adiamento do aumento da idade da reforma.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE